Show simple item record

dc.contributor.advisorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorBruxel, Letícia Berschpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T04:35:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236216pt_BR
dc.description.abstractA valorização do profissional contábil é um tema que preocupa, tendo em vista o declínio da qualidade dos estudantes de Ciências Contábeis, motivando a realização de pesquisas a nível nacional e internacional. O estudo tem por objetivo identificar como a metodologia do Design Thinking pode ser utilizada para promover a valorização do profissional contábil. Classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando o levantamento como procedimento técnico. O estudo envolveu 348 discentes que cursaram disciplina de sétimo semestre do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou-se análise de conteúdo dos registros das percepções e ideias geradas em sessões de Design Thinikng com uso do Nvivo e Microsoft Excel. As percepções dos estudantes quanto à aplicação da metodologia evidenciaram que sua utilização é propícia para a criação de ideias inovadoras, bem como fez com que eles saíssem da zona de conforto. Os estudantes registraram estar cientes de que a criatividade é pouco utilizada pelos mesmos, mas preocupam-se com seu desenvolvimento para agregar valor profissional pessoal e de toda profissão. Foram propostas ideias de valorização profissional para três Espaços de Oportunidades: ‘Fortalecimento do Profissional’, ‘Reconhecimento Público’ e ‘Relacionamento com o Usuário’. Sendo classificadas em oito categorias: autovalorização, didática, conselho de contabilidade, currículo do curso, divulgação à sociedade, ferramentas tecnológicas, comunicação e marketing. O estudo evidenciou que a metodologia do Design Thinking contribui para valorizar o profissional contábil ao fomentar desenvolvimento de ideias inovadoras, preenchendo lacuna na literatura com este enfoque.pt_BR
dc.description.abstractThe accountant professional valorization is a topic that causes concern, bearing in mind the Accounting students quality downturn, that motivates the realization of national and international studies. This study aims to identify how the Design Thinking methodology can be used to promote the accountant professional valorization. This research is classified as descriptive with a qualitative approach using the data collection as technical procedure. This study has involved 348 students that were studying disciplines from the seventh semester of Accounting Course at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A content analyzes took place with all the perceptions and ideas that have been generated in Design Thinking Sessions using Nvivo and Microsoft Excel. The student’s perceptions, regarding the methodology application emphasized that its use is conducive for creating innovation ideas as well as it did them to leave the comfort zone. The students registered that they are aware that the creativity is rarely used by them, but they are worried with their development to add personal professional value and for all profession. Ideas for the professional valorizations were proposed for three Opportunities Spaces: ‘Professional Streghtening’; ‘Public Recognition’; and ‘User Relationship’. They are classified in eight categories: self-worth. didactic, board of accounting, course syllabus, disclosure for the society, technological tools, communication and marketing. This study has highlighted that the Design Thinking methodology contribute to value the professional accountant when instigating innovation ideas development, filling out the literature lacks with that approach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectDesign Thinkingen
dc.subjectIdeiasen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCriativityen
dc.subjectAccountanten
dc.subjectValorizationen
dc.titleAplicação da metodologia do Design Thinking para promover a valorização do profissional contábilpt_BR
dc.title.alternativeDesign thinking as a methodology to promote the professional accountant valorization en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098970pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record