Efeitos e o processo ensino-aprendizagem do treinamento de alta intensidade em idosos
dc.contributor.advisor | Peyré-Tartaruga, Leonardo Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.author | Zanchi, Bruno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T04:40:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235552 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Com o passar dos anos, e com o avanço dos estudos, das pesquisas, bem como a evolução da medicina, se constatou o potencial benéfico do exercício físico, da prática de esportes e a necessidade de manter um nível adequado de atividade física. Contudo, ainda existem muitas dúvidas quanto aos protocolos a serem aplicados. Os estudos existentes, como os de Maciel et al (2010) e Knowles et al (2015), abordam que o treinamento de alta intensidade, produz inúmeros benefícios para idosos. Porém, ainda existem certas dúvidas acerca da segurança e efetividade deste método para os idosos, bem como a literatura atual ser escassa sobre as questões de ensino-aprendizagem do treinamento de alta intensidade em idosos. Diante disso, apresenta-se a importância de abordar o tema: “Efeitos de treinamentos de alta intensidade em idosos e seu processo de ensino-aprendizagem”. Este estudo embasou-se na literatura existente sobre o tema. Objetivos: Estudar as respostas agudas e adaptações crônicas do treinamento de alta intensidade em pessoas idosas. Verificar os componentes do ensino-aprendizagem para pessoas idosas. Método: A metodologia deste estudo consistiu-se em um trabalho de revisão sistemática de literatura, através de um levantamento bibliográfico de publicações, utilizando as bases de dados eletrônicos: PUBMED e EMBASE. Conclusões: O treinamento de alta intensidade para idosos possui inúmeros protocolos que irão variar de acordo com as demandas da população. Esse é um método seguro e confiável de treinamento. É uma modalidade de treinamento que proporciona inúmeros benefícios, como melhoras na qualidade de vida e saúde, sendo muito recomendado para as mais diversas finalidades, como recuperação de enfermidades e prevenção. Contudo, ainda existem dúvidas acerca de efeitos colaterais e compensatórios, sendo necessário novos estudos. O profissional da educação física deve ser um treinador completo, não apenas indicando o que o aluno deve fazer, mas também atuando como professor, ensinando aos seus alunos as várias facetas da cultura corporal a fim de garantir aderência, satisfação e eficácia com o treinamento de alta intensidade para idosos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Treinamento | pt_BR |
dc.subject | Treinamento intervalado de alta intensidade | pt_BR |
dc.title | Efeitos e o processo ensino-aprendizagem do treinamento de alta intensidade em idosos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137933 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License