Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T04:38:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1518-8221pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235155pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva debater como a educação matemática pode ajudar a sustentar a luta da população LGBTQIA+1 em termos de resistência e sobrevivência enquanto forma de se educar pela matemática para a compreensão/constituição da héxis política, frente ao respeito, à manifestação e à emersão das subjetividades de gênero. Assim, neste artigo teórico, explanamos o conceito de héxis política em conexão com a Teoria Queer, discutimos o sistema sexo-gênero sob um viés crítico e propomos uma reflexão didáticopedagógica sobre números binários (possível de ser efetivada em uma aula de matemática), a fim de suscitar a compreensão da ampliação das tipologias de gênero no mundo, em consonância com o respeito às diferenças. Concluímos que, se propusermos, cada vez mais, atividadesmatemáticas que sejam libertadoras e que considerem a própria matemática como campo de estudo que se dedica a educar para a cidadania e democracia, provavelmente teremos uma sociedade mais humanitária.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to debate how mathematics education can help to support the struggle of the LGBTQIA+ population in terms of resistance and survival as a way of educating through mathematics for the understanding/constitution of political héxis, facing respect, manifestation, and emergence of gender subjectivities. Thus, in this theoretical article, we explain the concept of political héxis in connection with Queer Theory, discuss the sexgender system under a critical perspective and propose a didactic-pedagogical reflection on binary numbers (possible to be carried out in a mathematics class), in order to raise the understanding of the expansion of gender typologies in the world, in line with respect for differences. We conclude that if we increasingly propose mathematical activities that are liberating and that consider mathematics itself as a field of study dedicated to educating for citizenship and democracy, we will probably have a more humanitarian society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista-rs (Lajeado). Lajeado, RS. Vol. 2, n. 2, (2021), p. 70-87pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectASCIIen
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.subjectComputational Thinkingen
dc.subjectDiversityen
dc.titleTeoria queer, números binários e educação matemática : estranhando a matemática em prol de uma héxis políticapt_BR
dc.title.alternativeQueer Theory, binary numbers and mathematics education : queering mathematics in benefit of a political héxisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136433pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples