Teoria queer, números binários e educação matemática : estranhando a matemática em prol de uma héxis política
dc.contributor.author | Rosa, Maurício | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T04:38:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-8221 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235155 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva debater como a educação matemática pode ajudar a sustentar a luta da população LGBTQIA+1 em termos de resistência e sobrevivência enquanto forma de se educar pela matemática para a compreensão/constituição da héxis política, frente ao respeito, à manifestação e à emersão das subjetividades de gênero. Assim, neste artigo teórico, explanamos o conceito de héxis política em conexão com a Teoria Queer, discutimos o sistema sexo-gênero sob um viés crítico e propomos uma reflexão didáticopedagógica sobre números binários (possível de ser efetivada em uma aula de matemática), a fim de suscitar a compreensão da ampliação das tipologias de gênero no mundo, em consonância com o respeito às diferenças. Concluímos que, se propusermos, cada vez mais, atividadesmatemáticas que sejam libertadoras e que considerem a própria matemática como campo de estudo que se dedica a educar para a cidadania e democracia, provavelmente teremos uma sociedade mais humanitária. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to debate how mathematics education can help to support the struggle of the LGBTQIA+ population in terms of resistance and survival as a way of educating through mathematics for the understanding/constitution of political héxis, facing respect, manifestation, and emergence of gender subjectivities. Thus, in this theoretical article, we explain the concept of political héxis in connection with Queer Theory, discuss the sexgender system under a critical perspective and propose a didactic-pedagogical reflection on binary numbers (possible to be carried out in a mathematics class), in order to raise the understanding of the expansion of gender typologies in the world, in line with respect for differences. We conclude that if we increasingly propose mathematical activities that are liberating and that consider mathematics itself as a field of study dedicated to educating for citizenship and democracy, we will probably have a more humanitarian society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação matemática em revista-rs (Lajeado). Lajeado, RS. Vol. 2, n. 2, (2021), p. 70-87 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | ASCII | en |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Digital Technologies | en |
dc.subject | Computational Thinking | en |
dc.subject | Diversity | en |
dc.title | Teoria queer, números binários e educação matemática : estranhando a matemática em prol de uma héxis política | pt_BR |
dc.title.alternative | Queer Theory, binary numbers and mathematics education : queering mathematics in benefit of a political héxis | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136433 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Journal Articles (35809)Humanities (6105)