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dc.contributor.advisorFragoso, Suely Dadaltipt_BR
dc.contributor.authorFlor, Júlia Canella Diaspt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:36:48Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234831pt_BR
dc.description.abstractThe Sims é uma das franquias de jogos digitais de simulação de vida mais conhecida e celebrada da atualidade, podendo também ser usada como ferramenta para a análise da representação simulacional de aspectos da realidade, tais como a profissão de jornalista. Foi realizada uma reflexão quanto à representação desse profissional de comunicação "simulado", ambicionando analisar suas similaridades e suas diferenças com a profissão real, bem como as razões de porque a carreira, suas práticas e seus profissionais foram representados de tal forma. Para este estudo, foi utilizado o método de análise de conteúdo, ancorado em gameplays dos quatro jogos principais da série The Sims. Jogos digitais se provaram uma forma válida para a realização de estudos que almejam compreender como um aspecto da realidade é visto aos olhos da sociedade por meio de seus produtos ficcionais. A profissão é representada nos jogos de maneira simultaneamente realista e fantasiosa, trazendo aspectos da realidade bem como elementos ficcionais.pt_BR
dc.description.abstractThe Sims is one of the most well known and celebrated life simulation videogame franchises of the present time, being also able to work as a tool for the analysis of the simulational representation of real life aspects, such as the journalist profession. A reflection has been made about the representation of this "simulated" communication professional, aiming to analyze its similarities and differences with the real profession, as well as the reasons why the career, its practices and its professionals were represented in such a way. The method of content analysis was used for this study, anchored in gameplays of the four main games from the The Sims franchise. Digital games have proven to be a valid way to carry out studies that aim to understand how an aspect of reality is seen in the eyes of society through its fictional products. The profession is represented in the games in a way that is both realist and fantasist, bringing aspects of reality as well as fictional elements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJournalisten
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectSimulationen
dc.subjectRepresentationen
dc.titleO jornalista "simulado": a representação do profissional de comunicação na franquia de jogos digitais The Simspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCruz, Mariana Amaropt_BR
dc.identifier.nrb001136572pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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