Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoefel, Heloisa Helena Karnaspt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Nicole Waldow Germanopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T04:29:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234688pt_BR
dc.description.abstractA Segurança do Paciente é um tema discutido internacionalmente e é considerado prioritário pela Organização Mundial da Saúde, porém sua abordagem nas universidades ainda se mostra insuficiente. Objetivo: caracterizar os incidentes de segurança, identificados pelos professores, que ocorrem durante as atividades práticas curriculares de um curso de graduação em enfermagem. Método: pesquisa de delineamento transversal do tipo quanti-qualitativo, com análise por medidas de tendência central e análise de conteúdo de Bardin. A amostra foi composta por 22 professores que supervisionam as práticas do 4° ao 10° semestres do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os professores responderam a um questionário sobre incidentes durante prática s curriculares, no período de maio a outubro de 2018. Resultados: Dos 26 incidentes de segurança relatados, treze (50%) incidentes ocorreram no primeiro semestre de práticas da graduação. Os incidentes que representaram risco aos pacientes foram: 7 (28%) quase eventos, 13 (52%) incidentes sem dano e 4 (16%) incidentes com dano. Os incidentes mais frequentes foram de natureza técnica e de técnica com medicamento. Pela análise qualitativa foram identificadas três categorias temáticas: Fatores Contribuintes, Forma Como se Sentiram e Medidas Tomadas. O fator contribuinte mais citado para a ocorrência de incidentes foi “Recursos humanos e equipe”. Os professores também apontaram as dificuldades e desafios presentes na supervisão dos estágios e identificação dos incidentes. Considerações finais: Os incidentes de segurança identificados ocorreram predominantemente no primeiro semestre de práticas da graduação, sendo em sua maioria de natureza técnica e técnica com medicamento. A principal limitação do estudo é a memória dos participantes quanto aos incidentes. Pode-se inferir que a supervisão direta e sistemática dos professores contribuiu para houvessem menos eventos adversos. Esta pesquisa traz subsídios para que se revise condutas atuais e se busque formas alternativas de ensino na graduação em enfermagem em relação à cultura de segurança, tanto na etapa teórica quanto prática.pt_BR
dc.description.abstractPatient Safety is an internationally discussed subject, being considered as a priority by the World Health Organization. However, the level in which the topic is addressed in higher education is still insufficient. Objective: to characterize the security incidents, identified by professors, that occur during the clinical training of nursing students. Method: cross-sectional study based on a mixed quantitative and qualitative approach, relying on measurements of central tendencies and Bardin’s content analysis technique. The sample consisted of 22 professors that supervise the clinical training of students from the 4° to 10° semesters of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul Nursing School. The professors answered a questionnaire, during the period between May and October of 2018, regarding incidents amid clinical training. Results: 26 security incidents were reported, while thirteen (50%) were reported to have occurred in the first semester of clinical training. The sample of the incidents that represented risk to the patients were: 7 (28%) near misses, 13 (50%) incidents without damage and 4 (16%) damaging incidents. The most frequent incidents identified concerned issues related to technical matters and medicine administration procedures. The qualitative analysis allowed the discovery of three thematic categories: Facilitator Factors, Way They Felt and Measures Taken. “Human resources and team” stands out as the most frequent facilitator factor to the occurrence of incidents. In addition, the professors also pointed out the difficulties and challenges existent in clinical training supervision and in the identification of incidents. Conclusion: The identified security incidents occurred predominantly in the first semester of practical training, being mostly related to technical matters and medicine administration procedures. The major limitation of this study is the participants’ memory concerning the incidents. It is believed that professors’ supervision prevented a higher occurrence of damaging incidents. This research provides subsidies to review some of the current practices taking place among nursing training, while also encouraging the search for more efficient means of teaching topics concerning Safety Culture, in both theory and practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPatient safetyen
dc.subjectSegurança do pacientept_BR
dc.subjectEnfermagem : Ensinopt_BR
dc.subjectCurricular Practicesen
dc.subjectProfessorsen
dc.subjectPrática de enfermagempt_BR
dc.subjectNursingen
dc.titleIncidentes de segurança identificados pelos professores durante as práticas curriculares de graduação em enfermagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091396pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples