Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaskulin, Lisiane Manganelli Girardipt_BR
dc.contributor.advisorSantos, Beatriz Regina Lara dospt_BR
dc.contributor.authorCosta, Anita Marquespt_BR
dc.contributor.authorCreutzberg, Marionpt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:17:49Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23456pt_BR
dc.description.abstractAs autoras analisam as percepções que os integrantes de um programa de promoção e atenção à saúde têm sobre o significado, perfil do profissional, vantagens e dificuldades do trabalho interdisciplinar. Numa abordagem qualitativa, os dados foram coletados em entrevista semi-estruturada com profissionais e acadêmicos de enfermagem, nutrição e psicologia e categorizados com a técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que os sujeitos caracterizam a sua prática como interdisciplinar. Necessitam superar obstáculos institucionais, epistemológicos, psicossociais, culturais e materiais para desenvolver, de forma mais explicitada e efetiva, uma metodologia do trabalho interdisciplinar.pt_BR
dc.description.abstractThe authors analyze the perceptions that participants of a promotional and health care program have about the meaning, the professional profile, advantages and difficulties of the interdisciplinary work. In a qualitative approach, the data have been collected through semistructured interviews with professionals and students of nursing, nutrition and psychology, categorized with the technique of content analysis. It was perceived that the subjects characterize their practice as an interdisciplinary interaction. However, they need to overcome institutional, epystemological, psychosocial, cultural and material obstacles, in order to develop a methodology for the interdisciplinary work in a more explicit and effective way.en
dc.description.abstractLas autoras analizan las percepciones que tienen los que integran un programa interdisciplinar de salud, sobre el significado, perfil del profesional, ventajas y dificultades de la labor interdisciplinar. En un abordaje cualitativo, los datos fueron recogidos mediante una entrevista semiestructurada, con profesionales y estudiantes de la Universidad y categorizados según la Técnica de Análisis de Contenido. Al final de la investigación, fue posible percibir que los sujetos caracterizan a su propia práctica como interdisciplinar, en la cual hay una búsqueda concreta de interacción de las asignaturas. Sin embargo, necesitan ser superados obstáculos institucionales, psicosociales, culturales y las dificultades materiales para desarrollar, de manera más explícita y efectiva, una metodología del trabajo interdisciplinar.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 20, n. especial (1999), p. 58-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridade : Saúdept_BR
dc.subjectInterdisciplinary health programen
dc.subjectInterdisciplinarity in nursingen
dc.subjectInterdisciplinaridades
dc.subjectPrograma interdisciplinar de saludes
dc.subjectInterdisciplinaridad en enfermeríaes
dc.titleInterdisciplinaridade : percepção de integrantes de um programa de promoção e atenção à saúdept_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity: perception of the participants of a promotional and health care program en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000265964pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples