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dc.contributor.authorLopes, Maura Corcinipt_BR
dc.contributor.authorVeiga-Neto, Alfredo José dapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T04:29:47Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231052pt_BR
dc.description.abstractA partir da conhecida fotografia de Robert Doisneau –publicada na capa da obra coletiva organizada Compère (1997) e que retrata três meninos sentados que parecem aguardar o fim de uma aula – e tomando como referência o argumento estético que Michel Foucault elabora no primeiro capítulo d’As palavras e as coisas – a saber: o célebre texto Las Meninas (Foucault, 1992) – este trabalho discute o papel que a educação escolarizada moderna desempenha no que concerne às tentativas modernas de aplainamento da anisotropia do mundo moderno. Problematizando a indissociável conexão entre tempo e espaço, bem como o caráter socialmente construído dos sentidos e dos usos dados a ambos, no mundo da vida – em termos da memória humana e da lugarização –, apontam-se, na fotografia, vários detalhes que mostram diferentes formas com que cada um ali retratado exerce a sua própria ocupação espaço-temporal. Essas diferentes maneiras caminham no sentido inverso das muitas táticas que a escola desenvolveu para homogeneizar o espaço e o tempo sociais modernos.pt_BR
dc.description.abstractFrom the famous photograph made by Robert Doisneau – published in the book edited by Compère (1997), in which we see three boys in a classroom – and from Foucault’s aesthetic argument found in his also famous text Las meninas, this paper discusses the role modern schooling plays on the attacks on anisotropy in modern world. The paper also discusses the strong and radical connection between space and time and the constructed nature of the meanings and uses of space and time in which we live in. Many details are highlighted to show how each one makes his own occupation of the space and the time. It is argued that differences in the photographs travel in the opposite direction of the tactics that schools created to homogenize modern social space and time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 1 (jan./jun. 2004), p. 229-239pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisciplinesen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectModern schoolingen
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleOs meninospt_BR
dc.title.alternativeThe boys en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000468097pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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