Mostrar el registro sencillo del ítem
O curso de especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS : temáticas de pesquisa privilegiadas
dc.contributor.author | Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Raquel Salcedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T04:23:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-3583 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230888 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta investigação está em compreender os contornos da produção bibliográfica do curso de especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir da identificação das temáticas de pesquisa privilegiadas nas produções bibliográficas desenvolvidas pelos seus egressos (2010 e 2014). Na produção dos dados, utilizaram-se os princípios de Estado do Conhecimento, com foco na pesquisa de caráter histórico- -bibliográfico, exploratório-investigativo e inventariante-descritivo, e, no processo analítico, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Como resultados da investigação, destacou-se a complexidade existente na produção do conhecimento acadêmico do referido programa pela natureza interdisciplinar, de forma a possibilitar um engendramento multifacetado com diversas áreas do conhecimento para além da Informática na Educação. Como temáticas de pesquisa privilegiadas, encontraram-se questões articuláveis ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, fomento à formação docente e reconhecimento da gestão educacional como elementos de destaque na organização do trabalho pedagógico e da efetivação do exercício profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this investigation is to understand the outlines of the bibliographic production of the lato sensu specialization course in Instrumental Informatics for Basic Education Teachers promoted by the Graduate Program in Informatics in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul, based on the identification of research themes privileged in the bibliographic productions developed by its graduates (2010 and 2014). In the production of data, the principles of State of Knowledge were used, with a focus on historical-bibliographic, exploratory-investigative and inventory-descriptive research, and in the analytical process, Discursive Textual Analysis was used. As a result of the investigation, the complexity existing in the production of academic knowledge of the aforementioned program was highlighted due to its interdisciplinary nature, in order to enable a multifaceted engendering with different areas of knowledge beyond Informatics in Education. As privileged research themes, issues related to the development of innovative pedagogical practices, promotion of teacher training and recognition of educational management as prominent elements in the organization of pedagogical work and the realization of professional practice were found. | en |
dc.description.abstract | El objetivo de esta investigación es comprender los lineamientos de la producción bibliográfica del curso de especialización lato sensu en Informática Instrumental para Docentes de Educación Básica promovido por el Programa de Posgrado en Informática de la Educación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul a partir de la identificación de temas de investigación privilegiados en las producciones bibliográficas desarrolladas por sus egresados (2010 y 2014). En la producción de datos, se utilizaron los principios del Estado del Conocimiento, con un enfoque en la investigación histórico-bibliográfica, exploratorio-investigativa y inventario-descriptiva, y, en el proceso analítico, se utilizó el Análisis Textual Discursivo. Como resultado de la investigación, se destacó la complejidad existente en la producción de conocimiento académico en el referido programa debido a su carácter interdisciplinario, a fin de posibilitar una engendramiento multifacético con diferentes áreas del conocimiento más allá de la Informática en la Educación. Como temas de investigación privilegiados, se encontraron cuestiones que pueden vincularse al desarrollo de prácticas pedagógicas innovadoras, fomentando la formación docente y el reconocimiento de la gestión educativa como elementos destacados en la organización del trabajo pedagógico y la realización de la práctica profesional. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & Formação : Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE : UECE, 2021. Vol. 6, n. 3 (2021), e5192, 19 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Professor : Formação | pt_BR |
dc.subject | Informatics and education | en |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.subject | Scientific production | en |
dc.subject | Formación de profesores | es |
dc.subject | Informática y educación | es |
dc.subject | Producción científica | es |
dc.title | O curso de especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS : temáticas de pesquisa privilegiadas | pt_BR |
dc.title.alternative | The specialization course in Instrumental Informatics for Basic Education Teachers/UFRGS : privileged research themes | en |
dc.title.alternative | Curso de especialización en Informática Instrumental para Docentes de Educación Básica/UFRGS : temas de investigación privilegiados | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001130295 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39580)Ciencias Humanas (6795)