Investigando o conceito de idiomatismo da flauta doce a partir do ponto de vista de flautistas e professores do instrumento
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa trata de questões idiomáticas da flauta doce na perspectiva de flautistas e professores do instrumento. Com o objetivo de investigar, conhecer, discutir e apresentar aspectos do idiomatismo da flauta doce adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando a revisão bibliográfica como metodologia para bem compreendermos o termo idiomatismo tanto na etimologia da palavra, quanto seu uso na área da Música, que constatou a escassez de estudos sobre o idiomatismo na área da flaut ...
Esta pesquisa trata de questões idiomáticas da flauta doce na perspectiva de flautistas e professores do instrumento. Com o objetivo de investigar, conhecer, discutir e apresentar aspectos do idiomatismo da flauta doce adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando a revisão bibliográfica como metodologia para bem compreendermos o termo idiomatismo tanto na etimologia da palavra, quanto seu uso na área da Música, que constatou a escassez de estudos sobre o idiomatismo na área da flauta doce. Como instrumento de coleta de dados, lançamos mão de um questionário dividido em quatro seções que abordam de maneira mista (dados quantitativos e qualitativos) questões que apontam aspectos idiomáticos da flauta doce para a apreciação dos participantes da pesquisa. O texto se apresenta em três capítulos: “1. O conceito de idiomatismo a partir da revisão da literatura” no qual apresenta a origem do termo, bem como seu emprego na área musical e especificamente da flauta doce; “2. Descrição do questionário” explica o porquê da escolha do questionário como ferramenta metodológica, além do perfil dos participantes, a divulgação e formato do mesmo; “3. Resultados da análise e interpretação dos questionários” expondo, categorizando e analisando as respostas de cada uma das perguntas das quatro seções. O envolvimento e a adesão de participantes, principalmente da academia brasileira e de flautistas reconhecidos, nos aponta o quão exitosa foi a proposta. Para concluir, observa-se a necessidade de prover mais estudos na área das Práticas Interpretativas, voltados para a análise do repertório do instrumento, sendo que esta pesquisa abre o campo do estudo sobre o idiomatismo da flauta doce, ressalta a importância de uma formação com repertório abrangente e por fim, diante das lacunas, incompreensões e necessidades apontadas pelos participantes, vislumbra-se a possibilidade de elaboração de um manual de instrumentação para a flauta doce. ...
Abstract
This research approaches idiomatic issues related to the recorder from the perspective of recorder players and professors. To investigate, learn about, discuss, and present features regarding the recorder idiomaticism, we adopted the qualitative research method, using the literature review to better understand the term idiomaticism both in its etymology and its use in music, which proved the scarcity of studies in the area concerning the recorder. For data collection and the research respondent ...
This research approaches idiomatic issues related to the recorder from the perspective of recorder players and professors. To investigate, learn about, discuss, and present features regarding the recorder idiomaticism, we adopted the qualitative research method, using the literature review to better understand the term idiomaticism both in its etymology and its use in music, which proved the scarcity of studies in the area concerning the recorder. For data collection and the research respondents’ assessment, we used a four-section survey that comprises mixed data (quantitative and qualitative) and addresses issues that highlight idiomatic aspects about the recorder. The research consists of three chapters: “1. The concept of idiomaticism based on the literature review” that presents the origin of the term, as well as its use in music and specifically about the recorder; “2. Description of the survey” that explains why the survey was chosen as a methodological tool, in addition to the profile of the respondents, its dissemination and format; “3. Results of the analysis and interpretation of the surveys” that shows, categorizes and interprets the answers to each of the questions in the four sections. The involvement and adhesion by the respondents, mainly from the Brazilian academia and recognized recorder players, shows us how successful the proposal was. Overall, this paper observes the need to provide more studies in Interpretive Practices that aim to analyze the repertoire written for the instrument. This research paves the way for studying the idiomaticism applied to the recorder, and it emphasizes the importance of training with a comprehensive repertoire. Finally, given the gaps, misunderstandings, and needs that the respondents have pointed out, it foresees the possibility of elaborating a manual of instrumentation for the recorder. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2880)Música (416)
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