A imagem e as ciências humanas : a poética visual como possibilidade de construção do saber
Visualizar/abrir
Data
2014Tipo
Outro título
The image and the humanities : visual poetics as the possibility of construction of knowledge
Assunto
Resumo
Este artigo propõe uma nova perspectiva sobre o papel da imagem na produção do conhecimento, especialmente no que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem foi considerada um ente de ontologia falha. Na contemporaneidade a imagem ganhou uma nova importância: ela se tornou nosso principal meio de expressão e comunicação além de servir importante estratégia de pesquisa. Por outro lado, a produção de saber/conhecimento através de imagens poéticas e experimentais é ainda hoj ...
Este artigo propõe uma nova perspectiva sobre o papel da imagem na produção do conhecimento, especialmente no que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem foi considerada um ente de ontologia falha. Na contemporaneidade a imagem ganhou uma nova importância: ela se tornou nosso principal meio de expressão e comunicação além de servir importante estratégia de pesquisa. Por outro lado, a produção de saber/conhecimento através de imagens poéticas e experimentais é ainda hoje um tabu na academia. Contra esta concepção, muitos artistas e pensadores criaram outro modo de pensar as relações entre imagem e ciência: a imagem é real e imanente ao nosso mundo, posto que ambos nada mais são do que ação. A imagem poética produz uma grande variedade de transformações nos nossos modos de ver ao mundo, resultando em uma interessante estratégia para a pesquisa. ...
Abstract
The article proposes a new perspective on the role of image in the production of knowledge, particularly with respect to the humanities. In the scientific modernity, image was regarded as an entity of imperfect ontology. Nowadays images have acquired a new importance: they have become our chief means of expression and communication, apart from their important role in research strategies. On the other hand, the production of knowledge through experimental and poetic images is still taboo in acad ...
The article proposes a new perspective on the role of image in the production of knowledge, particularly with respect to the humanities. In the scientific modernity, image was regarded as an entity of imperfect ontology. Nowadays images have acquired a new importance: they have become our chief means of expression and communication, apart from their important role in research strategies. On the other hand, the production of knowledge through experimental and poetic images is still taboo in academia. Against such notion, many artists and thinkers have created a new way of conceiving the relations between images and science: the image is real and immanent to our world, since both are nothing more than action. The poetic image produces a large variety of transformations in our ways of seeing the world, resulting in an interesting research strategy. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 39, n. 4 (out./dez. 2014), p. 1153-1168
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39074)Ciências Humanas (6667)
Este item está licenciado na Creative Commons License