A mineração textual de práticas discursivas em um chat : uma perspectiva pedagógica em contexto de EAD
Visualizar/abrir
Data
2012Tipo
Outro título
The data mining of discursive practices in a Chat : a pedagogical perspective in Distance Education context
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta a utilização da ferramenta de mineração textual SOBEK com vistas ao acompanhamento pedagógico de práticas discursivas escritas decorrentes de um Chat em EAD. O papel central da língua no desenvolvimento humano está concebido por meio de um agir linguageiro enquanto Sistema Adaptativo Complexo (SAC). Nessa perspectiva, compreende-se que a linguagem se situa em práticas interacionais e está em permanente transformação. Este estudo tem caráter empírico de cunho qualitativo, i ...
Este artigo apresenta a utilização da ferramenta de mineração textual SOBEK com vistas ao acompanhamento pedagógico de práticas discursivas escritas decorrentes de um Chat em EAD. O papel central da língua no desenvolvimento humano está concebido por meio de um agir linguageiro enquanto Sistema Adaptativo Complexo (SAC). Nessa perspectiva, compreende-se que a linguagem se situa em práticas interacionais e está em permanente transformação. Este estudo tem caráter empírico de cunho qualitativo, inserido na plataforma Moodle, investigando a especificidade das interações realizadas em um Chat, em uma disciplina de Ensino a Distância (EAD) em nível de graduação, na perspectiva da Teoria da Complexidade e do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD. As relações discursivas situadas foram observadas quanto à forma como os interagentes se adaptavam ao contexto discursivo. O estudo permitiu evidenciar que os alunos adaptavam o vocabulário, na medida em que se apropriavam desse. Desde modo, o acompanhamento pedagógico precisa levar em consideração a adaptabilidade do vocabulário presente no conteúdo oferecido aos alunos. ...
Abstract
This paper presents the use of SOBEK a data mining tool with the objective of promoting a pedagogical observation of written discursive practices from a Chat in Distance Learning Modality. The central role of language in the human development is conceived through a language acting as a Complex Adaptive System (CAS). In this perspective, it’s understood that language is situated in interactional practices and it is in permanent transformation. This study has an empirical character and a qualitat ...
This paper presents the use of SOBEK a data mining tool with the objective of promoting a pedagogical observation of written discursive practices from a Chat in Distance Learning Modality. The central role of language in the human development is conceived through a language acting as a Complex Adaptive System (CAS). In this perspective, it’s understood that language is situated in interactional practices and it is in permanent transformation. This study has an empirical character and a qualitative nature, inserted in Moodle’s platform, investigating the specificity of interactions made in a Chat of a Distance Learning undergraduate discipline, under the Complexity Theory and Sociodiscursive Interactionism perspectives. The discursive interactions were observed related to the manner interactants adapted themselves to the discursive context. The study allowed us to identify that the students adapted the vocabulary as they appropriated themselves of it. Thus, the pedagogic observation has to take into account the adaptability of the involved vocabulary offered to the students. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 10 f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39077)Ciências Humanas (6670)
Este item está licenciado na Creative Commons License