Experiências de estudantes da UFRGS no contexto da pandemia : história oral e divulgação científica
Fecha
2021Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho intersecciona conhecimentos das áreas de história oral, história pública e história digital para fins de produção de material de divulgação científica do projeto Documentando a Experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul em plataformas digitais. O texto escrito visa refletir sobre a produção de cinco vídeos contendo trechos de entrevistas concedidas por alunos de baixa renda da UFRGS. Os eixos temáticos dos vídeos abordaram os impactos econômicos e psicológicos sofridos ao longo ...
Este trabalho intersecciona conhecimentos das áreas de história oral, história pública e história digital para fins de produção de material de divulgação científica do projeto Documentando a Experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul em plataformas digitais. O texto escrito visa refletir sobre a produção de cinco vídeos contendo trechos de entrevistas concedidas por alunos de baixa renda da UFRGS. Os eixos temáticos dos vídeos abordaram os impactos econômicos e psicológicos sofridos ao longo da pandemia da Covid-19, o quanto esses impactos atingem os hábitos de leitura e estudos dos alunos e como o contexto tem sido enfrentado por dois estudantes indígenas e um estrangeiro. Os vídeos foram publicados no site do Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO/UFRGS), no seu canal no Youtube e nas suas redes sociais. Além de produzir material de divulgação utilizando fontes orais e refletir sobre esse processo, o trabalho busca trazer visibilidade aos relatos de alunos pertencentes aos grupos vulnerabilizados no quadro da pandemia. ...
Abstract
This paper intersects knowledge in the areas of oral history, public history and digital history for the purpose of producing scientific dissemination material for the project Documentando a Experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul on digital platforms. The text aims to reflect on the production of five videos containing excerpts from interviews given by low-income students from UFRGS. The thematic axes of the videos addressed the economic and psychological impacts suffered during the Covid ...
This paper intersects knowledge in the areas of oral history, public history and digital history for the purpose of producing scientific dissemination material for the project Documentando a Experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul on digital platforms. The text aims to reflect on the production of five videos containing excerpts from interviews given by low-income students from UFRGS. The thematic axes of the videos addressed the economic and psychological impacts suffered during the Covid-19 pandemic, how much these impacts affect students' reading and study habits, and how the context has been faced by two indigenous students and one foreigner. The videos were published on the Oral History Interviews Repository website (REPHO/UFRGS), on its Youtube channel and on its social networks. In addition to producing publicity material using oral sources and reflecting on this process, the work aims to bring visibility to the reports of students belonging to vulnerable groups in the context of the pandemic. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Historia (789)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License