Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMonzon, Larissa Weyhpt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:31:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223871pt_BR
dc.description.abstractEste artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis article is part of an ongoing research that investigates possibilities of impact of digital technologies on spatial geometric thinking of Basic Education students. For this, we have cataloged and analyzed, through a systematic review of the literature, nine periodicals of which we have registered the technological tool, the theoretical contributions, the methodology and the conclusions about the research theme. It was verified the existence of studies in which digital technologies are pointed as favoring the spatial visualization and, thus, being able to trigger geometric thoughts. As a result, we identified the need of developing proposals for activities that contribute to induce cognitive imbalances related to the spatial geometric thinking of elementary students to provide constructions of new knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectPensamento matemáticopt_BR
dc.subjectSpatial geometric thinkingen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectSpatial visualizationen
dc.subjectSystematic review of the literatureen
dc.titleProspecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacialpt_BR
dc.title.alternativeProspecting of researches on the use of digital technologies for the Development of Spatial Geometric Thinking en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001094483pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem