Experiências inovadoras em ensino e pesquisa da geometria descritiva
dc.contributor.author | Teixeira, Fabio Goncalves | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tania Luisa Koltermann da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Regio Pierre da | pt_BR |
dc.contributor.author | Bruno, Fernando Batista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T04:30:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-7492 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222641 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta as principais contribuições do grupo de pesquisa Virtual Design (ViD) no processo de ensino-aprendizagem de Geometria Descritiva (GD) de acordo com os princípios do da aprendizagem baseada em projetos. Primeiramente, o artigo apresenta a base teórica que fundamenta as principais iniciativas do ViD aplicadas no processo de aprendizagem da GD, incluindo a aprendizagem baseada em projetos e a modelagem virtual. As iniciativas apresentadas incluem a aprendizagem baseada em um ciclo de experiências virtuais e concretas no contexto do projeto. Estas iniciativas que alimentam o processo de aprendizagem são os resultados das pesquisas acadêmicas do grupo de pesquisa ViD, as quais envolvem projetos de mestrado e doutorado, com repercussões no desenvolvimento de novos métodos, novas tecnologias e novos produtos e na qualidade da educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents the main contributions of the research group Virtual Design (ViD) to the learning process of Descriptive Geometry (DG) in line with the principles of design-based learning. First, the paper presents the theoretical framework that bases the main ViD initiatives applied to the learning of DG, including design-based learning and physical and virtual modelling. The initiatives presented include a learning cycle based on concrete and virtual experiences in the design context. These initiatives that feed the learning of DG are the result of academic research of the Virtual Design research group, also involving Masters and PhD projects, with repercussions on the development of new methods, new technologies and new products, and the quality of education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de expressão gráfica [recurso eletrônico]. [Florianópolis, SC]. Vol. 3, n. 2 (2015), p. 80-92 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design-based learning | en |
dc.subject | Geometria descritiva | pt_BR |
dc.subject | Descriptive geometry | en |
dc.subject | Design virtual | pt_BR |
dc.subject | Virtual design | en |
dc.title | Experiências inovadoras em ensino e pesquisa da geometria descritiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000998703 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39580)Ciências Sociais Aplicadas (4004)