Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
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Data
2020Autor
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Construction and validation of a model of digital competencies for distance education students in Brazil : MCompDigEAD
Assunto
Resumo
Este artigo aborda a construção e validação do Modelo de Competências Digitais (CD)em Educação a Distância (EaD) intitulado MCompDigEAD. Trata-se de uma pesquisa do tipoexploratório-descritiva, com abordagem qualitativa realizada entre 2014 e 2018 no Brasil, atravésde três procedimentos. No primeiro ocorreu o mapeamento e validação de competências digitaiscom análise e comparação entre referencial teórico, estudos de casos com alunos da EaD eespecialistas. No segundo, a construção do modelo por ...
Este artigo aborda a construção e validação do Modelo de Competências Digitais (CD)em Educação a Distância (EaD) intitulado MCompDigEAD. Trata-se de uma pesquisa do tipoexploratório-descritiva, com abordagem qualitativa realizada entre 2014 e 2018 no Brasil, atravésde três procedimentos. No primeiro ocorreu o mapeamento e validação de competências digitaiscom análise e comparação entre referencial teórico, estudos de casos com alunos da EaD eespecialistas. No segundo, a construção do modelo por meio de quatro etapas concepção,planificação, modelagem e validação. Por fim, na terceira foi realizada a validação em conjunto aUniversidad Oberta da Catalunya (UOC). Como resultado obteve-se um modelo composto porsete áreas: introdução as tecnologias digitais, comunicação digital, gestão da informação em rede,saúde e segurança digital, presencialidade e civismo digital, criação e desenvolvimento deconteúdo digital e transversal. Estas áreas foram divididas em três competências digitais gerais:alfabetização digital, letramento digital e fluência digital, quatorze competências específicasdetalhadas através dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e três níveis de proficiência:inicial, intermediário e avançado com exemplos de caso de uso. OMCompDigEAD resultou nummodelo construído com a finalidade de orientar e auxiliar os processos de aprendizagem na EaDservindo de referência para diferentes instituições em contextos educacionais a distância. ...
Abstract
This article deals with the construction and validation of the Model of DigitalCompetences in Distance Education (DE) entitled MCompDigEAD. It is an exploratory-descriptiveresearch, with a qualitative approach carried out between 2014 and 2018 in Brazil, through threeprocedures. In the first, mapping and validation of digital competences with analysis andcomparison between theoretical reference, case studies with DE students and specialists. In thesecond, construction of the model through four ...
This article deals with the construction and validation of the Model of DigitalCompetences in Distance Education (DE) entitled MCompDigEAD. It is an exploratory-descriptiveresearch, with a qualitative approach carried out between 2014 and 2018 in Brazil, through threeprocedures. In the first, mapping and validation of digital competences with analysis andcomparison between theoretical reference, case studies with DE students and specialists. In thesecond, construction of the model through four procedures: Conception, Planning, Modeling andValidation. In the third validation jointly, the Open University of Catalonia (OUC). As a result, weobtained a model composed of seven areas: introduction to digital technologies, digitalcommunication, network information management, digital health and safety, digital citizenshipand presence, digital content creation and development and transversal, divided into three digitalcompetencies general: functional digital literacy, critical digital literacy and digital fluency,fourteen specific competences detailed through knowledge, skills and attitudes (KSA) and threelevels of proficiency, initial, intermediate and advanced with use case examples. MCompDigEAD isa model for the purpose of orienting and assisting learning processes in DE, serving as a referencefor different institutions in educational contexts at a distance. ...
Contido em
RELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 13, n. 2 (2020), p. 6176
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