Etnografias sobre etnopedagogias musicais
Visualizar/abrir
Data
2005Autor
Tipo
Outro título
Ethnographies on musical ethnopedagogies
Assunto
Resumo
Este artigo está dividido em três partes. Na primeira delas, apresento uma síntese do mapeamento realizado por C. K. Szego (2002) sobre trabalhos relativos a processos de ensino e aprendizagem musical em diferentes culturas, nas áreas da Etnomusicologia e da Educação Musical, que usam a etnografia como paradigma de pesquisa. Na segunda parte, trago idéias de Alan Merriam e John Blacking, dois etnomusicólogos cujas obras transformaram o pensamento sobre música nos anos 60. Por fim, na terceira p ...
Este artigo está dividido em três partes. Na primeira delas, apresento uma síntese do mapeamento realizado por C. K. Szego (2002) sobre trabalhos relativos a processos de ensino e aprendizagem musical em diferentes culturas, nas áreas da Etnomusicologia e da Educação Musical, que usam a etnografia como paradigma de pesquisa. Na segunda parte, trago idéias de Alan Merriam e John Blacking, dois etnomusicólogos cujas obras transformaram o pensamento sobre música nos anos 60. Por fim, na terceira parte, busco situar as pesquisas etnográficas sobre etnopedagogias musicais no Brasil, através de um resumo dos trabalhos de dois pesquisadores brasileiros contemporâneos: Reginaldo Gil Braga e Margarete Arroyo. ...
Abstract
This paper is divided in three parts. In he first of them I show a synthesis of the mapping made by C.K. Szego(2002) about works related to musical teaching and learning processes in different cultures in the field of Ethnomusicology and Musical Education that make use of ethnography as a research paradigm. In the second part I bring Alan Merrian and John Balcking ideas, two ethnomusicologists, whose works changed the thinking of music in the 1960s. Finally, in the third part, I try to situate ...
This paper is divided in three parts. In he first of them I show a synthesis of the mapping made by C.K. Szego(2002) about works related to musical teaching and learning processes in different cultures in the field of Ethnomusicology and Musical Education that make use of ethnography as a research paradigm. In the second part I bring Alan Merrian and John Balcking ideas, two ethnomusicologists, whose works changed the thinking of music in the 1960s. Finally, in the third part, I try to situate ethnographic research about musical ethnopedagogy in Brazil, through a summary of two contemporary Brazilian researchers' works: Reginaldo Gil Braga and Margarete Arroyo. ...
Contido em
Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 5, n. 9 (jan./jul. 2005), p. 13-19
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39566)Linguística, Letras e Artes (2690)
Este item está licenciado na Creative Commons License