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dc.contributor.advisorDoll, Johannespt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Eduardo Danilopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T04:26:44Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220432pt_BR
dc.description.abstractDentre os fenômenos que estão impactando o mundo do trabalho no século XXI, além do rápido desenvolvimento tecnológico e das tensões em torno da flexibilização dos direitos do trabalhador, o envelhecimento populacional têm sido notório, pois está modificando o perfil etário da força de trabalho. Seja por desejo ou por necessidade, observa-se uma tendência crescente de permanência de trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho, entretanto, sabe-se que as relações de trabalho são constituídas por tensões e possibilidades, que podem limitar ou potencializar a atuação do trabalhador mais velho. Diante dessa realidade, a presente tese teve como objetivo compreender e analisar os limites, tensões e possibilidades da relação entre o trabalhador mais velho e o trabalho em uma perspectiva da educação. Optou-se pelo estudo de caso como método de pesquisa para investigar um contexto corporativo, utilizando-se uma abordagem qualitativa. Para compreender a perspectiva dos trabalhadores maduros sobre o trabalho foram realizadas oito entrevistas individuais. Para compreender a perspectiva dos gestores sobre os trabalhadores mais velhos, foram realizados dois grupos focais, um com gestores jovens e outro com gestores maduros, além da análise de documentos e registros da organização. Os resultados revelaram que, na perspectiva dos trabalhadores mais velhos, a sua relação com o trabalho é atravessada por diversos elementos: a sua história de vida, alterações vinculadas à passagem do tempo, suas necessidades de trabalhadores, relações humanas, dores que sentem no ambiente de trabalho e a sua perspectiva acerca da aposentadoria. Os gestores manifestaram percepções e experiências positivas e negativas, além de crenças, estratégias que utilizam e ideias que possuem sobre a gestão dos trabalhadores mais velhos. . Foi possível observar que a organização ainda não está preparada para o envelhecimento da sua força de trabalho, entretanto, algumas práticas de gestão que já existem, são inclusivas e alinhadas com as necessidades dos trabalhadores maduros, podem funcionar com um ponto de partida para essa preparação. Na relação do trabalhador mais velho com o trabalho, mostraram-se presentes tensões associadas à desvalorização da história, ao envelhecimento, ao ritmo do atual mundo do trabalho e ao preconceito, que limitam o potencial da atuação do trabalhador mais velho. Ao mesmo tempo, em uma perspectiva da educação foram vislumbradas diversas possibilidades que podem abrir caminho para uma gestão de pessoas que seja capaz de transformar o envelhecimento dos trabalhadores em uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem para todos.pt_BR
dc.description.abstractAmong the aspects that are impacting the world of work in the 21st century, population aging has been notorious, as it is changing the age profile of the workforce. Besides, the fast technological development and the tensions related to workers’ rights are also factors that affect work relations. Whether by desire or necessity, a trend is observable in terms of older workers remaining in the labor market. However, work relations are constituted by tensions and possibilities, which can limit or enhance older workers’ performances. Given this reality and from an educational perspective, the present thesis aimed at understanding and analyzing the limits, tensions and possibilities of the relationship between older workers and their work. Using a qualitative approach, we chose the case study as the research method to investigate the corporate context. Eight individual interviews were conducted in order to understand mature workers’ perspective on work. To understand managers’ views about older workers, two focus groups were held, one with young managers and the other with mature managers, in addition to the analysis of documents and records from the organization. From the older workers’ perspective, results showed that their relationship with the work is affected by several aspects: their life history, the changes related to the passage of time, their needs as workers, human relationships, aches related to the work environment and their expectations about retirement. Managers expressed positive and negative perceptions and experiences about older workers. They also manifested beliefs, strategies and ideas that they have and use in order to manage these workers. It was observed that the organization is not yet prepared for the aging of its workforce. However, some management practices that already exist are inclusive and in consonance with the needs of mature workers. nclusive and in consonance with the needs of mature workers. Therefore, these practices can serve as a starting point for this preparation. In regards to the relationship of older workers and their work, tensions associated with the following factors were observed: an undervalued history, the aging process, the workload in the current world and also prejudice. These pressures limit the potential of development and performance of older workers. At the same time, from an educational perspective, many possibilities were envisaged that could pave the way for a human resources management capable of transforming workers’ aging process in an opportunity of development and learning for all.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgingen
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectMature workeren
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectEducationen
dc.titleRelação do trabalhador mais velho com o trabalho: possibilidades, tensões e limites em uma perspectiva da educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001124730pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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