Show simple item record

dc.contributor.authorRambo, Pedro Henrique Schuckpt_BR
dc.contributor.authorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-09T04:25:36Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219757pt_BR
dc.description.abstractO presente relato de experiência objetiva investigar como a Modelagem Matemática pode contribuir para a aprendizagem da matemática e para o desenvolvimento sociocrítico relacionado à construção de uma usina hidrelétrica. A prática foi realizada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola do campo, localizada em Santa Catarina. O problema modelado pelos estudantes foi “A barragem é uma alternativa vantajosa para o município de Itapiranga? Por quê?”. A escolha da barragem como temática vem ao encontro com as perspectivas da Educação do Campo, objetivando contemplar a demanda dos povos campesinos por um currículo próprio e específico para o campo. No que se refere às conclusões, foi possível constatar que a Modelagem Matemática propiciou um ambiente investigativo, oportunizando que os alunos refletissem sobre as vantagens e desvantagens na construção da usina hidrelétrica na comunidade, do ponto de vista econômico e social, utilizando-se dos conhecimentos matemáticos necessários para contribuir com essa análise.pt_BR
dc.description.abstractThis experience report aims to investigate how Mathematical Modeling can contribute to the learning of mathematics and to the sociocritical development related to the construction of a hydroelectric power plant. The practice was carried out in a second year high school class at a rural school, located in Santa Catarina. The problem modeled by the students was: “Is the dam an advantageous alternative for the county of Itapiranga? Why?". Choosing the dam as a theme stems from the perspectives of Rural Education, aiming to contemplate peasant peoples' demands for their own curriculum dedicated specifically to the countryside. Regarding the findings, it was possible to verify that Mathematical Modeling provided an investigative environment, allowing students to reflect on the advantages and disadvantages of the construction of the hydroelectric power plant in the community. Analyzing economic, environmental and social issues, students mobilized mathematical knowledge to contribute to their research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2021. Vol. 12, n. 2 (2021), p. 1-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical Modelingen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSociocritical Perspectiveen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectField Educationen
dc.subjectHydroeletric Power Planen
dc.titleModelagem Matemática na perspectiva sociocrítica : construção de uma usina hidrelétrica na cidade de Itapiranga - SCpt_BR
dc.title.alternativeMathematical Modeling from a sociocritical perspective : construction of a hydroeletric plant in the city of Itapiranga-SCen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001123993pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record