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dc.contributor.advisorBercht, Magdapt_BR
dc.contributor.authorTovar, Ernesto Javier Fernandezpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-02T04:26:08Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219420pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa a trajetória do professor da alfabetização ao letramento digital através de um processo de formação continuada em métodos ativos mediados pelas TIC. Inspirados numa experiência de formação de docentes na Colômbia, a pesquisa explora como a formação continuada em métodos ativos mediados pelas TIC poderia estimular a mobilização dos conhecimentos, habilidades e atitudes do professor, na trajetória da alfabetização ao letramento digital a fim de construir práticas pedagógicas inovadoras. No decorrer desse percurso o professor foi observado a partir de duas óticas diferentes, uma primeira ótica é a de competências digitais e outra é a ótica do desempenho do professor em sua prática pedagógica mediada pelas TIC. O desempenho do professor tem sido avaliado historicamente para mensurar suas habilidades didático-pedagógicas, porém, a presente pesquisa além de observar essas capacidades busca reconhecer o estado da arte das competências do professor migrante digital para entender os caminhos de melhoria que ele deve seguir na sua formação continuada em frente às demandas que trazem a crescente presença das TIC dentro da escola e as vantagens oferecidas pelos métodos ativos. Para tanto, foi desenvolvido e testado o modelo de competências COPOMIDI para auxiliar no diagnóstico das competências digitais do professor. Foi construída uma arquitetura pedagógica de um curso na modalidade b-learning e implementada uma proposta de formação continuada em métodos ativos mediados pelas TIC. A etapa experimental foi desenvolvida no contexto da formação de professores durante 2 meses, 4 encontros presenciais e 16 horas de trabalho a distância na plataforma Google Classroom. Na formação os métodos ativos foram objeto de estudo usando a estratégia sala de aula invertida (Flipped Class Room). A partir da análise dos resultados, foi possível constatar que a formação continuada em métodos ativos mediados pelas TIC facilita a trajetória dos professores migrantes digitais da alfabetização ao letramento digital. Adicionalmente, a análise das variáveis “proficiência em competências digitais” e “desempenho docente na prática pedagógica” permitiu construir uma matriz que avalia o grau de “Letramento Praxital”, conceito este que emergiu na pesquisa a partir do cruzamento das competências digitais e o grau de desempenho do professor em sua prática pedagógica mediada pelas TIC. Acredita-se que a pesquisa contribui na concepção de novos programas de formação continuada, na medida em que mostra evidências da mobilização dos conhecimentos, habilidades e atitudes do professor na trajetória desde a alfabetização até chegar ao letramento digital, como produto da abordagem baseado nos métodos ativos mediados pelas TIC. Isso possibilita a articulação das práticas pedagógicas, o ensino e a pesquisa acadêmica com as mudanças de paradigmas necessárias para superar modelos pedagógicos transmissivos que ainda persistem na escola do século XXI.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes the teacher's trajectory of literacy to digital literacy in a process of continuous formation in active methods mediated by ICT. Inspired by an experience of formation teachers in Colombia, the research explores how continuing formation in active methods mediated by ICT could stimulate the mobilization of the teacher's knowledge, skills and attitudes, in the path of digital literacy to critical digital literacy in order to build innovative pedagogical practices. Throughout this course the teacher was observed from two different perspectives that were soon combined in the analysis to answer the research question, the first is the digital competences and the other is the performance of the teacher in his pedagogical practice mediated by ICT Teachers' performance has been historically evaluated to measure their didactic-pedagogical skills. However, the present research, besides measuring these abilities, seeks to recognize the state of the art of digital migrant teacher's competences in order to understand the improvement paths that they must follow in their work. Continuing education facing the demands that bring the growing presence of ICT within the school and the possibilities of active methods. To this end, the COPOMIDI digital competences model was developed and tested to diagnose the teacher's digital competences, a b-learning course pedagogical architecture was built, a proposal for continuous training in ICT-mediated active methods was implemented. The experimental stage was developed in the context of teacher formation for 2 months, 4 face-to-face meetings and 16 hours of distance work on the Google Classroom platform. In formation, the active methods were the object of study using the Flipped Class Room. From the analysis of the results, it was found that continuing education in active methods mediated by ICT facilitates the trajectory of digital migrant teachers from literacy to digital literacy. Additionally, the analysis of the variables “proficiency in digital competences” and “teaching performance in pedagogical practice” allowed the construction of a matrix that evaluates the degree of “Praxital Critical Literacy”, a concept that emerged from the intersection of digital competences and the degree of performance teachers in their ICT-mediated pedagogical practice, to build new and better ways to teach and learn. Research is believed to contribute to the design of new continuing education programs, as it shows evidence of the mobilization of the teacher's knowledge, skills and attitudes along the path from literacy to digital literacy as a product of the method-based approach ICT-mediated assets. This enables the articulation of pedagogical practices, teaching and academic research with the paradigm shifts necessary to overcome communicative pedagogical models that still persist in the 21st century school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActive Learningen
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectSala de aula virtualpt_BR
dc.subjectFlipped Learningen
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectFlipped Class Roomen
dc.subjectb-learningen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPedagogical Architectureen
dc.subjectContinuing Teacher Educationen
dc.subjectPraxital Critical Literacyen
dc.titleLetramento Praxital : uma abordagem para mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes do professor na perspectiva de aprimorar sua prática pedagógica mediada pelas TIC.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001124120pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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