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dc.contributor.advisorBiazus, Maria Cristina Villanovapt_BR
dc.contributor.authorBagatini, Daniela Duarte da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-02T04:24:13Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219386pt_BR
dc.description.abstractEsta tese busca compreender a valorização da busca na Web e as implicações dessa experiência para estudantes universitários de Computação na resolução de problemas de programação. A partir da percepção de experiência, revelada no cenário da prática de programação, apoiada pela Web, desdobra-se esta pesquisa em dois caminhos investigativos: a ação do estudante e a operação do meio. O entendimento da disponibilidade da solução de programação mobiliza a discussão sobre a cópia, já o ambiente compelidor da Web põe em pauta o processo da busca. Sendo assim, o percurso realizado nesta tese, começa em Buscando o lugar da experiência, no qual apresentamos a preocupação inicial a partir da fala de um estudante - “Se não está na Internet, não existe” - no contexto da disciplina de Estrutura de Dados. Como trabalho científico, analisamos estudos relacionados que discutem o plágio do código-fonte e o efeito descalibrado do próprio conhecimento, promovido pelo acesso à Web. Na continuação, nos aproximamos da preocupação inicial com a teoria, defendida por John Dewey, para formular o entendimento de experiência e discutir os princípios de continuidade e de interação. Também, trouxemos para a discussão Jorge Larrosa, Alberto Cupani, Marshall McLuhan e William Powers. No andamento, problematizamos o objeto da pesquisa e as condições do contexto Web, reafirmamos a necessidade de pensá-lo como algo a refletir e considerar. Em Buscando significados, apresentamos o quadro metodológico que inclui os dados de um questionário quantitativo, aplicado a estudantes universitários (n=149 respostas), o qual fornece indícios acerca da valorização da experiência com a Web, sustentada na importância, satisfação e indispensabilidade que atribuem ao meio. Os resultados são aprofundados na etapa qualitativa, na qual é possível perceber as implicações da relação com o meio nas entrevistas com estudantes que participaram de atividades de desafios de programação. Assim, conduzimos a tese, no sentido de uma concepção autêntica de que navegar é preciso, mas é também necessário estarmos atentos à situação de cada experiência, pois serve de instrumento para a promoção do continuum experiencial. Observamos que os estudantes entendem a sua experiência com a Web como positiva e são cientes das boas e más implicações desta. Porém, ao contrário do que pensávamos em nosso pressuposto, os estudantes abrem mão de parte da consciência crítica e do desenvolvimento educativo da experiência por vantagens que caracterizam um agir tecnológico no tempo, nos protocolos e nos hábitos.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding the implications of the Web experience for university students of Computing, in solving programming problems, is the purpose of this study. Based on the perception of experience revealed in the scenario of web-based programming practice, this research unfolds in two investigative paths: student action and the operation of the environment. The understanding of the availability of the programming solution mobilizes the discussion about copying, and Web’s compelling environment that puts the search process into question. The study begins with the presentation of the initial concern from a student speech – "If it isn’t on the Internet, it doesn’t exist." – in the context of the Data Structure discipline. An analysis of related studies that discuss the plagiarism of the source code and the de-calibrated effect of the own knowledge promoted by the Web access is carried out. The initial concern is approached with the theory supported by John Dewey, Jorge Larrosa, Alberto Cupani, Marshall McLuhan and William Powers. As the study moves forward, the research object and the conditions of the context are problematized so as to reaffirm the need to think of it as something to be reflect and considered. The method includes data from a questionnaire applied to university students (n = 149 answers), that shows evidence about the Web experience heps solving programming problems. Thus, this proposal leads to an authentic conception that navigation is necessary, but that it is also necessary to be attentive to the situation of each experience, since it will serve as an instrument to promote the experiential continuum - principle discussed by Dewey. After delineating the research object, the methodological framework is proposed to define the conditions under which we can talk about the object and to advance in order to legitimate it. We note that students see their Web experience as positive and are aware of the good and bad implications. However, contrary to what we thought, students give up on their critical awareness and the educational development experience in exchange for advantages that characterize an essentially technological action in time, protocols and habits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectWebpt_BR
dc.subjectEstrutura de dadospt_BR
dc.subjectData structureen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProgrammingen
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectWeben
dc.title“Navegar é preciso” : o Continuum Experiencial de Programação com a Webpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001123916pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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