Flashback : plug-in para proporcionar experiências emocionais a partir da conexão entre streaming de música e mídia sociais
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As mídias sociais e os serviços de streaming de música surgiram e evoluíram com o avanço tecnológico, consolidando-se como parte da vida das pessoas, armazenando quantidades exponenciais de dados sobre seus comportamentos, preferências e narrativas pessoais. De acordo com as pesquisas realizadas, percebeu-se que a música tem grande capacidade de evocar emoções relacionadas às memórias construídas individualmente ou coletivamente. Essas construções envolvem cada vez mais a presença de dispositiv ...
As mídias sociais e os serviços de streaming de música surgiram e evoluíram com o avanço tecnológico, consolidando-se como parte da vida das pessoas, armazenando quantidades exponenciais de dados sobre seus comportamentos, preferências e narrativas pessoais. De acordo com as pesquisas realizadas, percebeu-se que a música tem grande capacidade de evocar emoções relacionadas às memórias construídas individualmente ou coletivamente. Essas construções envolvem cada vez mais a presença de dispositivos e ambientes online que, por característica padrão, armazenam as histórias contadas em uma trilha de dados. Nesse contexto, o presente trabalho de conclusão de curso consiste na proposta de um plug-in que conecte esses dois universos de dados a fim de gerar experiências emocionais para os seus usuários. Por meio de uma metodologia adaptada a partir do método Designing for Growth de Liedtka e Ogilvie e do Design Emocional proposta por Tonetto com base no modelo de Desmet e Hekkert, foram coletadas e analisadas informações sobre os usuários, contexto e soluções similares, convergindo-as no conceito “Música para todos os tempos”. Após compreender as preferências dos usuários e definir os critérios e emoções pretendidas que guiaram o projeto, foram geradas alternativas de solução, selecionando e desenvolvendo seus pontos promissores para construir a interface que permitiu a prototipação não funcional do plug-in. Por fim, verificou-se junto à usuários que a solução projetada possui potencial de evocar uma das emoções pretendidas por este projeto. ...
Abstract
Social media and music streaming services have emerged and evolved with technological advances, consolidating themselves as part of people's lives, storing exponential amounts of data about their behaviors, preferences and personal narratives. According to research conducted, it was noticed that music has a great capacity to evoke emotions related to memories constructed individually or collectively. These constructions increasingly involve the presence of devices and online environments that, ...
Social media and music streaming services have emerged and evolved with technological advances, consolidating themselves as part of people's lives, storing exponential amounts of data about their behaviors, preferences and personal narratives. According to research conducted, it was noticed that music has a great capacity to evoke emotions related to memories constructed individually or collectively. These constructions increasingly involve the presence of devices and online environments that, by default, store the stories told in a data trail. In this context, the undergraduate thesis consists of the proposal of a plug-in that connects these two universes of data in order to generate emotional experiences for its users. Through a methodology adapted from the Designing for Growth method by Liedtka and Ogilvie, and the Emotional Proposal Design by Tonetto based on the Desmet and Hekkert model, it was collected and analyzed informations about the users, context and similar solutions, converging them in the “Music for all the times” concept. After understanding the users' preferences and defining the desired criteria and emotions that guided the project, alternative solutions were generated, selecting and developing its promising points to build the interface that allowed the non-functional prototyping of the plug-in. Finally, it was verified with users that the designed solution has the potential to evoke one of the emotions intended by this project. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
-
TCC Design (387)
Este item está licenciado na Creative Commons License