Estratégias de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar : a experiência no estado do Tocantins
Fecha
2019Autor
Otro título
Strategies to commercialize fish from family farms for school feeding : the experience of Embrapa in state of Tocantins
Materia
Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência das estratégias utilizadas de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar adotadas no Tocantins, por meio da articulação de diferentes competências interinstitucionais a fim de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar pelo incentivo ao consumo de peixe nas escolas públicas. Foram descritas duas ações pilotos coordenadas pela Embrapa com o público das colônias de pescadores artesanais e associaçõ ...
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência das estratégias utilizadas de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar adotadas no Tocantins, por meio da articulação de diferentes competências interinstitucionais a fim de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar pelo incentivo ao consumo de peixe nas escolas públicas. Foram descritas duas ações pilotos coordenadas pela Embrapa com o público das colônias de pescadores artesanais e associações de aquicultores familiares. A construção das estratégias de comercialização foi desenvolvida baseada na contribuição das especificidades de cada instituição que atua no projeto e de demandas advindas da agricultura familiar para a inserção do pescado por meio de políticas públicas. Os resultados apontam que as estratégias propostas podem servir como benchmarking para que outras realidades tenham alternativas de comercialização, principalmente no contexto dos mercados institucionais. ...
Abstract
The objective of this article is to report the experience of the strategies used to commercialize fish from family farms for school feeding adopted in the state of Tocantins, Brazil, through the articulation of different interinstitutional competences to promote rural development and promote food security through the encouragement to fish consumption in public schools. The study described two pilot actions coordinated by Embrapa with the public of the colonies of artisanal fishermen and associa ...
The objective of this article is to report the experience of the strategies used to commercialize fish from family farms for school feeding adopted in the state of Tocantins, Brazil, through the articulation of different interinstitutional competences to promote rural development and promote food security through the encouragement to fish consumption in public schools. The study described two pilot actions coordinated by Embrapa with the public of the colonies of artisanal fishermen and associations of family fish farmers. The construction of commercialization strategies was developed based on the contribution of the specificities of each institution that operates in the project and the demands of family farming for insertion of the fish in the market through public policies. The results indicate that the proposed strategies can work as benchmarking so that other realities have commercialization alternatives, especially in the context of institutional markets. ...
En
Cadernos de ciencia e tecnologia. Brasília, DF. Vol. 36, n. 2 (2019), e26450, p. 1-13
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40361)Ciencias Humanas (6937)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License