Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:26:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218732pt_BR
dc.description.abstractMuitos pesquisadores defendem que não é possível ensinar física quântica sem ensinar pelo menos um pouco de história da física quântica. A literatura, entretanto, aponta que as narrativas dos livros didáticos destoam em diferentes sentidos das fontes primárias, reduzindo a complexidade da natureza da ciência a uma visão mitológica da prática científica. Por outro lado, a leitura dos textos originais sem nenhum direcionamento, ou mesmo a leitura dos livros historiográficos, pode ser muito arenosa. Defendemos que uma possibilidade para enriquecer o ensino de física quântica é proporcionar ao aluno contato com os trabalhos originais, desde que não se perca de vista a finalidade didática de tal encontro. Buscando contribuir para essa proposta, apresentamos um texto didático, direcionado a alunos de graduação, sobre a dualidade onda-partícula, composto por uma seleção de trechos de fontes primárias de física quântica e por um conjunto de perguntas para guiar a leitura. Ao longo do artigo, apresentamos os marcos teóricos que guiaram a construção do material didático e, no corpo do texto, comentamos as perguntas propostas.pt_BR
dc.description.abstractMany researchers argue that it is not possible to teach Quantum Physics without teaching at least a little of history of Quantum Physics. The literature, however, points out that the textbook narratives differ in different directions from the primary sources, and they reduce the complexity of the nature of science to a mythological view of scientific practice. On the other hand, reading the original texts without any direction, or even reading the historiographical books, can be very difficult. We argue that a possibility to enrich the teaching of Quantum Physics is to provide the student with contact with the original works, as long as we do not lose sight of the didactic purpose of such a meeting. Seeking to contribute to this proposal, we present a didactic text, aimed to be presented to undergraduate students, on the wave-particle duality, composed of a selection of excerpts from primary sources of Quantum Physics and a set of questions to guide the reading. Throughout the article, we present the theoretical frameworks that guided the construction of the didactic material and, in the body of the text, we comment on the proposed questions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 43 (2021), e20200270, 16 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuantum Physics teachingen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectQuantum mechanicsen
dc.subjectTeoria quânticapt_BR
dc.subjectDualidade onda-partículapt_BR
dc.subjectHistory and epistemologyen
dc.subjectModern and contemporary Physicsen
dc.subjectPrimary sourcesen
dc.titleConcepções de dualidade onda-partícula : uma proposta didática construída a partir de trechos de fontes primárias da Teoria Quânticapt_BR
dc.title.alternativeDifferent conceptions of wave-particle duality : a didactic proposal built from excerpts from primary sources of Quantum Theoryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121737pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples