Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.contributor.authorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:26:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218730pt_BR
dc.description.abstractDiscussões sobre política e economia não estão presentes nas aulas de Ciências do Ensino Médio, restringindo-se em geral ao contexto das disciplinas das Ciências Humanas. Isso gera, por vezes, um desinteresse e uma alienação dos jovens sobre temas políticos, econômicos e sociais. Neste trabalho pretendemos chamar a atenção para a falta de interesse pela política por parte dos alunos e que esta pode estar associada ao seu desempenho escolar, especialmente nos estudantes oriundos das classes populares. Para tanto, utilizamos como dados empíricos as respostas dadas a um questionário por candidatos ao maior exame de larga escala do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na sequência, nos apropriamos do trabalho teórico de Pierre Bourdieu para tentar justificar a relação existente entre política, economia e os resultados escolares. Além disso, discutimos de que forma o Ensino de Ciências pode contribuir para a diminuição da brecha entre cultura política e cultura escolar.pt_BR
dc.description.abstractDiscussions about politics and economics are not present in high school science classes, thus they remain restricted in most cases to the context of Human Sciences. This sometimes leads to disinterest and alienation among young people regarding political, economic and social issues. In this paper, we intend to emphasize that the students' lack of interest in politics may be associated with their school performance, especially in the case of students of lower social classes. Therefore, we use as empirical data the answers to a questionnaire which were provided by candidates in the largest large-scale exam in Brazil, used as a form of admission to public universities. Next, we will use the theoretical work of Pierre Bourdieu to justify the relations among politics, economics and school results. In addition, we will discuss how Science Education can contribute to narrow the gap between political culture and school culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 25, n. 2 (abr./jun. 2019), p. 431-447pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSecondary schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectPolitical alienationen
dc.subjectSchool performanceen
dc.titleCultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieupt_BR
dc.title.alternativePolitical culture, school performance and Science Education : an empirical study under Pierre Bourdieu's theoryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121817pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples