Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDeconto, Diomar Caríssimo Sellipt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:25:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-873Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218710pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo estudar o processo de construção de compreensões sobre ciência, no âmbito de discussões sobre a perspectiva CTS, de estudantes de um curso de Licenciatura em Física. Parte-se do conceito de racionalidade científica, que representa uma dimensão da natureza da ciência e permite vinculá-la ao contexto das relações CTS, e assume-se como referencial teórico-metodológico as ideias do pensamento bakhtiniano, uma vez que o discurso instaurado entre os estudantes ao longo de uma disciplina que serviu de contexto de investigação será o foco da análise. A análise bakhtiniana foi articulada com uma Análise de Correspondência Simples, em uma perspectiva de método misto. Pela análise desenvolvida foi possível identificar avanços na compreensão sobre ciência dos estudantes com relação ao início da disciplina e, principalmente, compreender aspectos que moldam as concepções destes estudantes, como a influência dos professores formadores e do manual didático.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we aimed to study the construction process on comprehension about science by undergraduate students from a physics teachers’ education program, in the light of the STS perspective. Founded on a concept of scientific rationality, which represents a way of looking at science without detaching it from the context of STS relations, and assuming Bakhtin's thought as theoretical-methodological reference, once the discourse established among students along the course that served as research context was the focus of the analysis. The bakhtinian analysis was carried out articulated with a Simple Correspondence Analysis, in a mixed method framework. Through the analysis we were able to identify advances in students' comprehension about science compared to the beginning of the course and, mainly, understand aspects that shaped these students' conceptions, such as the influence of the teachers' trainer and the didactic manual.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 12, n. 3 (jan./abr. 2019), p. 29-54pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSTSen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectTraining of physics teachersen
dc.subjectBakhtinen
dc.titleNíveis de racionalidade científica compartilhados por futuros professores de física no contexto de uma disciplina sobre o movimento CTSpt_BR
dc.title.alternativeScientific rationality levels shared by future teachers in physics at the context of a discipline about the STS movement en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121814pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples