Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
dc.contributor.author | Deorristt, Aline da Rosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Adó, Máximo Daniel Lamela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T04:32:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-9507 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218498 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no dia 8 de março de 2020. O trabalho foi feito a partir de um convite para ressignificar o Dia Internacional da Mulher, ese desvia ampliando-se numa proposta de disseminação poética que permite mutaçõesafectivas quanto ao tema. As peças atuam como produções desejantes de um potencialdocente sensorial e literário, que desenha uma proposta de interação com o público.Intervir, transcriar, deslocar e disseminar são estratégias conceituais para se pensar umadocência potencial, com perspectivas que contemplam as filosofias da diferença e umaespeculação crítica nas artes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents an experimental poetic intervention as part of a doctoral research inEducation, adding two pieces temporarily installed in a cultural space of a public universityand inaugurated on March 8, 2020. The work was made from an invitation to resignify theinternational women's day, and it deviates, expanding into a proposal of poeticdissemination that allows affective mutations on the subject. The plays act as productionswishing for a potential sensory and literary teacher, who draws a proposal for interactionwith the public. Intervening, transcreating, displacing and disseminating are conceptualstrategies to think of a potential teaching, with perspectives that contemplate thephilosophies of difference and a critical speculation in the arts. | en |
dc.description.abstract | Este artículo presenta una intervención poética experimental en el marco de unainvestigación doctoral en Educación, añadiendo dos piezas instaladas temporalmente enun espacio cultural de una universidad pública e inauguradas el 8 de marzo de 2020. Eltrabajo se hizo a partir de una invitación a resignificar el día internacional de la mujer, y sedesvía, expandiéndose en una propuesta de difusión poética que permite mutacionesafectivas sobre el tema. Las obras actúan como producciones que desean un potencialdocente sensorial y literario, que dibuja una propuesta de interacción con el público.Intervenir, transcriar, desplazar y diseminar son estrategias conceptuales para pensar unadocencia potencial, con perspectivas que contemplan a las filosofías de la diferencia y unaespeculación crítica en las artes. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pós : revista do programa de pós-graduação em artes. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 21 (jan./abr. 2021), p. 90-109 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Artistic teaching | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Transcreation | en |
dc.subject | Educação artística | pt_BR |
dc.subject | Intervention | en |
dc.subject | Dissemination | en |
dc.subject | Transcreación | es |
dc.subject | Intervención | es |
dc.subject | Diseminación | es |
dc.subject | Docencia artística | es |
dc.title | Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar | pt_BR |
dc.title.alternative | Poetic interventions of a teaching : to transcreate, to displace, to disseminate | en |
dc.title.alternative | Intervenciones poéticas de la docencia : transcreación, desplazamiento, diseminación | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122285 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39042)Ciências Humanas (6664)