Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMedeiros, Rosana Fachel dept_BR
dc.contributor.authorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-03T04:22:49Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2451-7836pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218353pt_BR
dc.description.abstractNa contemporaneidade, ter em mãos um celular com câmera e com acesso à internet é um hábito trivial, principalmente para osadolescentes. Com esse aparelho eles se comunicam com os amigos e administram suas redes sociais, produzindo e publicandoconteúdos em formato de textos, vídeos e imagens. Neste texto problematizamos algumas postagens textuais e imagéticas realizadaspor uma estudante do 8º ano do Ensino Fundametal no Facebook. Para tanto nos apropriamos de textos de autores que discutema relação dos jovens nas redes sociais (ROCHA e SILVA, 2015, SANTAELLA, 2015, SIBILIA, 2008, 2015 e WEIGEND, 2009).Com a análise das postagem, percebemos que a aluna busca promover uma grande visibilidade para suas fotos pessoais, estimulandocom textos a participação (com comentários e reações) de seus amigos virtuais em suas postagens. Com esta análise propomosuma discussão a respeito da forma como os adolescentes interagem entre si por meio do conteúdo que produzem e publicam noFacebook.pt_BR
dc.description.abstractA cell phone with internet access and a camera has become a habit for adolescents in our contemporary world. With this gadgetthey communicate with friends, administer their social networks, produce and publish content in different formats includingtext, video and pictures. In this article we have problematized some of the publications made by an 8th grader in the “EnsinoFundamental” (a Brazilian educational level), in the Facebook social network. For this task we went back to texts and authorsthat discuss the links between youngsters and social networks (ROCHA and SILVA, 2015; SANTAELLA, 2015; SIBILIA, 2008;2015 and WEIGEND, 2009). While analyzing the publications we perceived that the student seeks to promote the visibility ofher personal photos, stimulating participation (comments and reactions) from her virtual friends with her posts. We propose adiscussion respecting the way in which adolescents integrate between themselves by means of what they produce and publish onFacebook.en
dc.description.abstractEn el mundo contemporáneo, para los y las adolescentes tener un celular con cámara y acceso a internet se ha convertido enun hábito. Con ese aparato se comunican con amigos/as, administran sus redes sociales, producen y publican contenidos endistintos formatos de textos, videos e imágenes. En este artículo hemos problematizado algunas publicaciones en la red socialfacebook realizadas por una estudiante de 8vo año escolar en el "Ensino Fundamental" (etapa educativa de brasil). Para el abordajeretomamos textos y autores que discuten la vinculación entre jóvenes y redes sociales (ROCHA e SILVA, 2015, SANTAELLA,2015, SIBILIA, 2008, 2015 e WEIGEND, 2009). Con el análisis de las publicaciones, percibimos que la alumna busca promoveruna visibilidad de su fotografías personales, estimulando con posteos la participación (comentarios y reacciones) de sus amigos/asvirtuales. Proponemos a través de la propuesta una discusión al respecto de la forma como los y las adolescentes se integran entresí por medio de lo que producen y publican en Facebook.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevCom Revista científica de la Red de Carreras de Comunicación Social. Buenos Aires, Argentina. Num. 10 (2020), e036, 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCell phonesen
dc.subjectPhotographsen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectTeenagersen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectCelulareses
dc.subjectFotografíases
dc.subjectAdolescenteses
dc.subjectFacebookes
dc.title“Curte, que eu chamo”. Publicações e interações de adolescentes no Facebookpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122063pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples