Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCapra, Carmen Lúciapt_BR
dc.contributor.authorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.date.accessioned2021-03-02T04:16:13Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2178-2229pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218321pt_BR
dc.description.abstractO texto parte de modos de relacionar-se com a arte, manifestados por professoras de artes visuais, seguindo com uma reflexão sobre as posições de professores em formação e em exercício em relação à arte. Apresenta uma reunião ensaística de ideias que fornecem meios para pensar as relações produzidas com a arte desde a formação docente inicial, como o caráter biográfico que compõe o estudo e as práticas de arte no curso de licenciatura. É feita uma argumentação sobre conceitos da filosofia, da filosofia da arte e da educação, como verdade e potência, por exemplo, a fim de elaborar contribuições para a formação docente em artes visuais. Ao final, em lugar de tomar como verdades exemplares as práticas legitimadas pelo campo artístico, defende-se que a docência possa adotar existências artísticas na forma da sua própria potência.pt_BR
dc.description.abstractThe text goes towards the ways to get related to art, these manifested by visual arts teachers, followed by a reflection about the positions of teachers under formation and those who are exercising their teaching concerning arts. It presents an essayistic meeting of ideas that provide means to think about the relations produced with art since the initial teaching formation, as the biographical character that composes the study and the art practices in the undergraduate course. An argument is made about concepts of philosophy, philosophy of art, and education, such as truth and potency, for example, in order to make contributions to teacher education in the visual arts. In the end, instead of taking as exemplary truths the practices legitimized by the artistic field, it is argued that teaching can adopt artistic existences in the form of its own power.en
dc.description.abstractEl texto parte de formas de relacionarse con el arte, manifestadas por profesores de artes visuales, y luego con una reflexión sobre las posiciones de los profesores en formación y en la ejercicio en relación con el arte. Presenta una reunión de ensayos de ideas que proveen medios para pensar sobre las relaciones producidas con el arte desde la formación docente inicial, como el carácter biográfico que compone el estudio y las prácticas artísticas en el curso de licenciatura. Se discute acerca de los conceptos de filosofia, filosofia del arte y la educación, como la verdade y la pontencialidad,por ejemplo,para hacer contribuciones a la formación del profesorado em las artes visuales. Al final, em lugar de tomar como verdades ejemplares las prácticas legitimadas por el campo artístico, se argumenta que la enseñanza puede adoptar existencias artísticas em la forma de su propio poder.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa. Maranhão. 2020. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2020), p. 226-248pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLicentiate Degreeen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectVisual Artsen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectPontencyen
dc.subjectTruthen
dc.subjectLicenciaturaes
dc.subjectArtes visualeses
dc.subjectPotenciaes
dc.subjectVerdades
dc.titleFormas da potência e estados artísticos na formação inicial e na docência em artes visuaispt_BR
dc.title.alternativeForms of potency and artistic states in teacher education and teaching in visual arts en
dc.title.alternativeFormas de la potencia y estados artísticos en la formación inicial y na docencia en artes visuales es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121966pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples