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dc.contributor.authorMachado, Raquel Engelmanpt_BR
dc.contributor.authorFracasso, Edi Madalenapt_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Serjept_BR
dc.contributor.authorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-09T04:07:37Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1984-8196pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217823pt_BR
dc.description.abstractUm dos principais elementos do processo de criação de conhecimento e inovação refere-se à capacidade das firmas de absorver conhecimento externo, conceituada como Capacidade Absortiva (ACAP). Dado o crescimento da economia no Brasil, bem como o aumento da concorrência e a necessidade de inovar para garantir vantagem competitiva, a validação de uma escala para este conceito no ambiente brasileiro torna-se relevante. Este artigo teve como objetivo adaptar e validar a escala de Flatten et al. (2011) no contexto brasileiro. A escala foi traduzida, adaptada, avaliada por especialistas e posteriormente testada em uma amostra de 495 empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, de diferentes portes, setores da indústria e intensidades tecnológicas. Como método, foi utilizada a análise fatorial confirmatória. Grande parte da amostra apresentou as quatro dimensões da Capacidade Absortiva desenvolvidas, mas algumas dimensões são mais relevantes para o desenvolvimento de tecnologias do que outras. As variáveis mais desenvolvidas estão relacionadas à importância da adoção de novas tecnologias e ao incentivo dos gestores no relacionamento entre as áreas da empresa. A escala foi validada, indicando a consistência e adequação deste instrumento para o contexto sul-brasileiro. Também ficou claro que a ACAP apresenta quatro dimensões realmente distintas.pt_BR
dc.description.abstractOne of the main elements of the process of creation of knowledge and innovation refers to the firms’ capacity to absorb external knowledge, conceptualized as Absorptive Capacity (ACAP). Given Brazil’s increasing economic development and Brazilian firms’ need to achieve competitive advantage, the validation of a scale for this concept in the Brazilian territory becomes relevant. This article aims to adapt and validate the scale of Flatten et al. (2011) in the Brazilian context. The scale was translated, adapted, evaluated by experts and subsequently tested in a sample of 495 companies in the state of Rio Grande do Sul, of different sizes, industry sectors and technological intensities. The method used was that of confirmatory factor analysis. Much of the sample presented the four dimensions of Absorptive Capacity developed, but some dimensions are more relevant to the development of technologies than others. The most developed variables are related to the importance of adopting new technologies and encouraging managers in the relationship between the departments. The scale was validated, indicating its consistency and adequacy to the South-Brazilian context. It also became clear that ACAP has four really different dimensions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBase : Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. São Leopoldo. Vol. 13, n. 3 (jul/set. 2016), p. 235-247pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAbsorptive capacityen
dc.subjectCapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectKnowledge internalizationen
dc.subjectInternalizaçãopt_BR
dc.subjectMeasurementen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectMensuraçãopt_BR
dc.subjectScaleen
dc.subjectEscalapt_BR
dc.titleCapacidade absortiva : adaptação e validação de uma escala em empresas sul-brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058110pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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