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dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Arthur Maia Babypt_BR
dc.date.accessioned2021-02-06T04:19:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217791pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute quatro personagens que se apresentam ao longo dos cinco volumes já publicados da série literária A Song of Ice andFire, de George R.R. Martin, à luz do conceito de “Jornada do Herói”, ou “Monomito”, de Joseph Campbell. Este teórico apresenta uma sequência de passos identificados em uma grande variedade de mitos, que éfrequentementeaplicada em análises literárias. O objetivo da pesquisa é identificar o que muda e o que permanece da jornada do herói na obra de Martin, e por quê. Uma peculiaridade de A Song of Ice andFire é que, por conta de sua narrativa com múltiplos enredos, há uma variação do foco narrativo entre muitos personagens, vários dos quais apresentam certas características do herói clássico.Sendo assim, a aplicação do modelo de Campbell funciona em alguns aspectos, porém, não em todos eles. Minha hipótese é que essas discrepâncias se dãodevido a mudanças sociais ocorridas nas quase cinco décadas que separam os trabalhos dos dois autores, que influenciaram a noção sobre o que um herói é, ou deveria ser. Os personagens selecionados para a análise são Eddard Stark, QuentynMartell, Jon Snow e DaenerysTargaryen, pois todos eles se desviam, em diferentes níveis, dos aspectos heroicos clássicos propostos por Campbell.Como suporte teórico, lanço mão da teoria do Monomito de Campbell, que é depois considerada durante a realização das análises. A dissertação é estruturada em três capítulos, cada um dividido em sessões. O primeiro capítulo se presta a contextualizações a respeito de (a) A Jornada do Herói; (b) autor e obra analisados; (c) fantasia imersiva e sua tradição.Os dois capítulos seguintes apresentam a análise dos personagens, que vêm agrupados de acordo com suas semelhanças: (a) Eddard e Quentyn; (b) Jon e Daenerys. Ao final, espero que o trabalho possa contribuir para a fortuna crítica dos estudos a respeito de George R. R. Martin, ao discutir de que formas A Song of Ice andFireacrescenta inovações significativas à fantasia imersiva, esclarecendo porque um gênero baseado em heroísmovem mudando tão drasticamente, questionando a natureza dos heróis. Acredito que esse tipo de investigação nos ajuda a compreender as constantes mudanças éticas e morais que estão se dando na sociedade contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses four characters presented along the five published books of George R. R. Martin’s series A Song of Ice and Fire, in the light of Joseph Campbell’s concept of “Hero’s Journey”, or “Monomyth”. Campbell presents a sequence of steps identified in a large number of myths, which is frequently applied in literary analyses. The research aims to identify what changes and what remains in Martin’s work concerning the hero’s journey, and why. One peculiarity of A Song of Ice and Fire is that, due to its multiplot-narrative feature, there is a shift of focus among several characters who share heroic classical traits. In consequence, the application of Campbell’s model works well in some respects, but not in others. I hypothesize that the discrepancies occur because the changes in social functions that took place in the almost five decades separating Campbell’s production from Martin’s affected the current notion of what a hero is or should be. The characters selected for analysis are Eddard Stark, Quentyn Martell, Jon Snow, and Daenerys Targaryen, all deviating in different degrees from the classical heroic aspects identified by Campbell. As theoretical support, I present Joseph Campbell’s theory of the Monomyth, which I later consider in the character analyses. The thesis is structured in three chapters, each divided into sections. Chapter One provides relatable contextualization respecting (a) the Hero’s Journey; (b) author and work; (c) Immersive Fantasy and its tradition. Chapters two and three presents the analysis of the characters, who are paired according to their similarities: (a) Eddard and Quentyn; (b) Jon and Daenerys. In the end, I hope this contribution can further the studies about George R. R. Martin and his critical fortune, by checking in what ways A Song of Ice and Fire offers significant innovations to Immersive Fantasy, clarifying why a genre based on heroism is changing so drastically, raising questions about what heroes are. I believe that this sort of investigation helps us to better understand the constant shifts that take place in society’s ethics, morals, and values.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHero’s Journeyen
dc.subjectMartin, George R. R., 1948-. Song of ice and firept_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectLiterary Criticismen
dc.subjectJornada do heróipt_BR
dc.subjectLiteratura norte-americanapt_BR
dc.titleA thousand heroes and one : the hero’s journey in George R.R. Martin’s A Song of Ice and Firept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122277pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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