A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de construção e a experiência de implantação da “prática como componente curricular” no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus de Cuiabá. Optou-se em tratar a prática como componente curricular na forma de disciplinas ao longo do curso. As experiências ao longo desses anos mostraram que ainda existem resquícios de uma prática de ensino identificada unicamente como metodologia de ensino, ...
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de construção e a experiência de implantação da “prática como componente curricular” no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus de Cuiabá. Optou-se em tratar a prática como componente curricular na forma de disciplinas ao longo do curso. As experiências ao longo desses anos mostraram que ainda existem resquícios de uma prática de ensino identificada unicamente como metodologia de ensino, o que restringe o campo da Educação Matemática; reflexo, talvez, da separação entre uma matemática formalizada e uma matemática para a formação do professor de matemática. Há indícios que as atividades realizadas nas disciplinas, que integram a prática como componente curricular, vêm contribuindo para uma melhor formação docente, pois possibilitam aos licenciandos diferentes vivências e estudos sobre e na prática. ...
Contido em
Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 21, n. 49a (abr. 2016), p. 26-33
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39566)Ciências Humanas (6795)
Este item está licenciado na Creative Commons License