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dc.contributor.advisorIturrioz, Ignaciopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Matheus Cros dospt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:10:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217442pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de estruturas metálicas relacionadas com funcionamento de portos é de fundamental importância na engenharia moderna. Em particular isso ocorre no Brasil, país com enorme competência como fornecedor de commodities ao mundo desenvolvido, porém ainda com uma infraestrutura com amplo espaço para crescimento. No presente contexto, o elemento principal de um carregador de navios é estudado neste trabalho por meio da aplicação de diversas estratégias de análise. Para elaborar as análises foram empregadas a metodologia clássica determinada pela norma brasileira de perfis metálicos (NBR 8800), a qual apresenta duas estratégias de cálculo para realizar a verificação. Também é modelado o componente utilizando um modelo numérico que considera diversos tipos de não-linearidade. Foram comparados os resultados obtidos utilizando diversas metodologias de cálculo, que se apoiam em hipóteses diferentes, conferindo assim a eficácia das metodologias empregadas no dimensionamento deste tipo de estrutura. Conclui-se, a partir desse estudo, que as metodologias apresentadas pela NBR 8800 possuem resultados similares, indicando a possibilidade de utilização de diferentes metodologias que eventualmente facilitem o dimensionamento de estruturas complexas.pt_BR
dc.description.abstractThe development of metal structures associated with the operations of seaports is vital for modern engineering. Particularly, this occurs in Brazil, a country with a great competence as a commodities supplier to the developed world, although still has an infrastructure to be upgrowth. In this current context, the main element of a shiploader is studied in this research through the application of several analysis strategies. To elaborate on the analyzes, it was used the classic methodology determined by the Brazilian Standards Steel Design (NBR 8800), which presents two calculation strategies to perform the verification. The component is also modeled using a numerical model that considers several types of non-linearity. The results obtained were compared using different calculation methodologies, which are based on different hypotheses, conferring the effectiveness of the methodologies employed in the design of this type of structure. It is concluded, from this study, that the methodologies presented by NBR 8800 have similar results, indicating the possibility of using different methodologies that eventually facilitate the design of complex structures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetal structuresen
dc.subjectEstruturas metálicaspt_BR
dc.subjectBucklingen
dc.subjectFlambagem (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPlasticidadept_BR
dc.subjectPlasticityen
dc.subjectLimit state designen
dc.titleVerificação estrutural do elemento principal de um carregador de naviospt_BR
dc.title.alternativeStructural verification of the main element of a shiploader en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120726pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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