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dc.contributor.advisorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorKasper, Mariana Jobpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-30T04:23:24Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216967pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Este estudo de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde trata do tema da educação integrada a cenários de prática do Sistema Único de Saúde. Traz na sua essência a compreensão do significado da experiência do estágio curricular da graduação em Fisioterapia em cenários de prática da Atenção Primária à Saúde (APS), a partir da percepção de diferentes atores envolvidos nesse processo educativo. METODOLOGIA: O estudo contempla duas etapas metodológicas. A primeira (Artigo 1), por meio da revisão da literatura na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), analisa a produção científica/artigos sobre o processo de formação do fisioterapeuta em cenários de aprendizagem da APS, identificando práticas de ensino realizadas nestes espaços, de 2002 a 2019 (n= A segunda etapa (Artigo 2) estuda o fenômeno d a experiência do estágio curricular da graduação em Fisioterapia em cenários de prática da APS, em uma Universidade comunitária do Sul do Brasil, por meio de p pesquisa de abordagem qualitativa (estudo de caso). Participaram da pesquisa estudantes concluintes do curso de graduação em Fisioterapia, supervisores de estágio, coordenadores das Unidades de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e usuários desses serviços (n=20). O material textual foi interpretado pela análise temática de conteúdo. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: A revisão de literatur a identificou p rática s de ensino na APS durante o período dos estágios curriculares do último ano do curso de Fisioterapia , em disciplinas curriculares obrigatórias envolvendo saúde da c omunidade/saúde coletiva e no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde)Saúde). Destacaram se como atividades desenvolvidas por estudantes de Fisioterapia na APS a atenção domiciliar/visitas às famílias, atividades no território com estudantes d e diferentes cursos da saúde e realização de grupos de educação/promoção da saúde. APS mostrou se um espaço integrador de ações entre as diferentes profissões da saúde. Barreiras para a inserção da APS nos currículos da Fisioterapia estiveram associadas ta nto à s instituições formadoras (currículo, horários, recessos entre os períodos, alta rotatividade de estudantes, formação docente e para a preceptoria) quanto a os serviços de saúde estrutura física frágil, rotatividade e baixo núm ero de profissionais p re parados para atuação na APS, desconhecime nto de usuários/gestores/ profissionais da equipe de saúde em relação à atuação do fisioterapeuta na APS e ausência do fisioterapeuta de referência na APS A pesquisa qualitativa expressou que a experiência de estágio curricular do curso de Fisioterapia na APS permitiu experimentações de aproximação do estudante à comunidade, conhecimento da singularidade de cada usuário-família, problematização dos determinantes sociais do processo saúde-doença junto a uma equipe de saúde (aprendizagem viva). Caracterizou-se como uma experiência de trabalho com diferentes profissões da saúde, onde há o diálogo e a ampliação do olhar profissional e que permitiu o fortalecimento da profissão pelo reconhecimento da equipe e usuários sobre o papel e a relevância da Fisioterapia no contexto da APS. PRODUTO: Foi desenvolvido material de caráter educativo-informativo (Boletim Informativo), voltado a estudantes do curso de Fisioterapia que estarão iniciando suas práticas de estágio curricular nos serviços de APS. O Boletim também está recomendado para utilização por docentes, supervisores de estágio e equipes de Atenção Primária. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estágio curricular na APS estabeleceu-se como um importante componente curricular da graduação em Fisioterapia que produz experiências de aprendizagem para estudantes, supervisores, equipes de saúde e usuários, tendo potencial de qualificar tanto a formação do fisioterapeuta quanto o processo de cuidado em saúde.pt_BR
dc.description.abstractOBJECTIVE: This study of Professional Master's in Health Education deals with the theme of integrated education to practice scenarios of the Unified Health System. It essentially brings the understanding of the meaning of the experience of the curricular internship in the course of Physiotherapy in practice scenarios of Primary Health Care (PHC), from the perception of different actors involved in this educational process. METHODOLOGY: The study includes two methodological steps. The first (Article 1), through a literature review in the database of the Virtual Health Library (VHL), analyzes the scientific production / articles on the physiotherapist training process in PHC learning scenarios, identifying teaching practices carried out in these spaces, from 2002 to 2019 (n = 12). The second stage (Article 2) studies the phenomenon of the experience of the curricular internship of the undergraduate course in Physiotherapy in PHC practice scenarios, in a community university in the south of Brazil, through qualitative research (case study). Participating in the research were students concluding the undergraduate course in Physiotherapy, internship supervisors, coordinators of the Health Units, Community Health Workers and users of these services (n = 20). The textual material was interpreted by thematic content analysis. The study was approved by the Research Ethics Committee. RESULTS: A literature review identified teaching practices in PHC during the period of curricular studies of the last year of the Physiotherapy course, in mandatory curricular subjects involving community health/collective health and in the Work Education Program for Health (PET-Health). It stood out as activities developed by Physiotherapy students in PHC the home care/visits to families, activities in the territory with students from different health courses and conducting education/health promotion groups. The PHC showed an integrative space for actions between different health professions. Barriers for the insertion of PHC in Physiotherapy curricula are being applied both in institutions (curriculum, schedules, recesses between periods, high turnover of students, teacher and preceptor training) and health services (physical structure, turnover and low number of professionals prepared to work in the PHC, ignorance of users/managers/health team professionals in relation to the performance of the physiotherapist in the PHC and absence of the reference physiotherapist in the PHC). The qualitative research expresses that the curricular internship experience of the physiotherapy course in PHC allowed student experimentation in the community, knowledge of the uniqueness of each user-family, problematization of the social determinants of the health process with a health team (live learning). Characterized as a work experience with different health professions, where there is dialogue and an expansion of the professional view and which allows the strengthening of the profession through the recognition of the team and users about the role and relevance of Physiotherapy in the context of PHC. PRODUCT: Educational-informational material (newsletter) was developed, aimed at students of the physiotherapy course who started their curricular internship practices in the PHC services. The Bulletin is also recommended for use by teachers, internship supervisors and Primary Care teams. CONCLUSIONS: The curricular internship in PHC established as an important curricular component of the undergraduate course in Physiotherapy that produces learning experiences for students, supervisors, health teams and users, having the potential to qualify both the training of the physiotherapist and the health treatment process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectPhysical therapy specialtyen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectEducation, Higheren
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectUnified health systemen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleEstágio curricular na Atenção Primária à Saúde : experiências que permeiam práticas e aprendizagens na formação do fisioterapeutapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118575pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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