Narrar o outro, narrar a si: histórias de uma vice-diretora
Fecha
2020Autor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta tese tem como objetivo pensar a construção ética de professores e gestores, em diferentes situações e intervenções com alunos e suas famílias e, de maneira mais ampla, destacando questões consideradas relevantes no campo educacional, dos pontos de vista social, político, pedagógico e afetivo. Os materiais empíricos são basicamente narrativas produzidas em um período de dois anos, em que a pesquisadora atuou como vice-diretora em uma escola pública na Grande Porto Alegre, RS. A partir desse ...
Esta tese tem como objetivo pensar a construção ética de professores e gestores, em diferentes situações e intervenções com alunos e suas famílias e, de maneira mais ampla, destacando questões consideradas relevantes no campo educacional, dos pontos de vista social, político, pedagógico e afetivo. Os materiais empíricos são basicamente narrativas produzidas em um período de dois anos, em que a pesquisadora atuou como vice-diretora em uma escola pública na Grande Porto Alegre, RS. A partir desses relatos, foram produzidos sete ensaios em torno de temas como amizade, presença, formação éticoestética docente, alteridade e experiência. Na elaboração da pesquisa, foram colocados em constante relação, uns com os outros, os conceitos teóricos de cuidado consigo, escrita de si, narrativa e experiência. Para tanto, estabelece-se um diálogo com os autores Walter Benjamin, Jean Marie Gagnebin, José Contreras, Michel Foucault, Francisco Ortega e Carlos Skliar. Os cineastas Abbas Kiarostami e Agnès Varda, com seus filmes e seu percurso criativo, também participam do corpo teórico. O estudo permite afirmar que a elaboração de narrativas sobre o ambiente escolar, com foco na experimentação ética de professores e gestores, abre muitas possibilidades à pesquisa em educação. Tal escolha metodológica oportunizou a multiplicação de problematizações não apenas sobre práticas e rituais pedagógicos, mas também sobre inquietações maiores de nosso tempo, envolvendo a formação de crianças e jovens, diante de impasses sobre vida e morte, sexualidade, autoridade e vulnerabilidade social, dentre outros. ...
Abstract
This thesis aims to think about the ethical construction of teachers and managers in different situations and interventions with students and their families and, more broadly, seeks to highlight issues considered relevant in the educational field, from the social, political, pedagogical points of view and even affective. Empirical materials are narratives produced over two years, in which the researcher served as a vice director at a public school in Greater Porto Alegre, RS. From these reports ...
This thesis aims to think about the ethical construction of teachers and managers in different situations and interventions with students and their families and, more broadly, seeks to highlight issues considered relevant in the educational field, from the social, political, pedagogical points of view and even affective. Empirical materials are narratives produced over two years, in which the researcher served as a vice director at a public school in Greater Porto Alegre, RS. From these reports, seven essays were produced around friendship, presence, ethicalaesthetic education, alterity, and experience. Elaborating the research, the theoretical concepts of caring for oneself, writing oneself, narrative, and experience were placed in constant relationship with each other. To this end, a dialogue is established by the authors Walter Benjamin, Jean Marie Gagnebin, José Contreras, Michel Foucault, Francisco Ortega, and Carlos Skliar. Filmmakers Abbas Kiarostami and Agnès Varda, with their films and their creative journey, also participate in the theoretical body. The study allows us to state that the elaboration of narratives about the school environment, focusing on the ethical experimentation of teachers and managers, opens up many possibilities for research in education. Such methodological choice made possible the multiplication of problematizations not only about pedagogical practices and rituals but also about more significant concerns of our time, involving the education of children and young people, in the face of impasses on life and death, sexuality, authority, and social vulnerability, among others. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License