Show simple item record

dc.contributor.advisorOliveira, Letícia dept_BR
dc.contributor.authorEckert Júnior, Régis Renipt_BR
dc.date.accessioned2020-12-17T04:11:24Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216656pt_BR
dc.description.abstractConsumidor e Economia comportamental são temas inter-relacionados com grande importância para as ciências econômicas. O estudo busca apresentar como se comportou, em termos de publicação científica, a temática do consumidor e da teoria comportamental na base de dados Scopus, do ano de 1989 até os dias atuais. Foi realizada uma análise bibliométrica com o método quantitativo – descritivo. Foram analisados os dados da literatura científica sobre distribuição temporal, ocorrência de palavras, frequência de autoria, distribuição geográfica, produção por periódico e produção por instituição. Os resultados sugerem crescimento numérico das publicações relacionadas aos temas; grande representatividade norte americana e da língua inglesa nos estudos; presença de termos da psicologia, política e marketing relacionados à economia. Com este estudo se evidencia a expansão da economia comportamental junto com a busca por métodos que tragam previsões mais acuradas a respeito do comportamento do consumidor.pt_BR
dc.description.abstractConsumer and behavioral economics are interrelated topics of great importance to the economic sciences. The study seeks to present how the consumer theme and behavioral theory behaved in terms of scientific publication in the Scopus database, from the year 1989 to the present day. A bibliometric analysis was performed using the quantitative - descriptive method. Data from the scientific literature on temporal distribution, word occurrence, frequency of authorship, geographical distribution, production by journal and production by institution were analyzed. The results suggest a numerical growth in publications related to the themes; great North American and English representation in studies; presence of psychology, politics and marketing terms related to economics. This study shows the expansion of behavioral economics together with the search for methods that bring more accurate predictions about consumer behavior.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectConsumeren
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectBehavioral economicsen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectBibliometricsen
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectScopusen
dc.titlePerspectiva bibliométrica acerca da construção do conhecimento sobre o consumidor dentro da economia comportamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120585pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record