Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorClemente, Leonel Toshiopt_BR
dc.contributor.authorLoguercio, André Luiz Fogaçapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:12:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216244pt_BR
dc.description.abstractO futebol brasileiro tem melhorado suas médias de públicos nos últimos anos. Entretanto, ainda está muito aquém dos resultados das principais ligas da Europa. Algumas questões levantadas pela imprensa e pelos torcedores questionam o preço dos ingressos no Campeonato Brasileiro de Futebol, sinalizando que, em comparação com os preços praticados na Europa, estes são muito altos. O presente estudo apresenta uma revisão teórica quanto à relação preço do ingresso e público nos estádios. A revisão teórica passa pela análise de estudos de eventos esportivos. Teorias quanto às estruturas dos times (oferta), motivos que levam o torcedor ao estádio (demanda) e análise da elasticidade-preço do ingresso. Depois são apresentados três estudos já realizados sobre a demanda por ingressos no Campeonato Brasileiro, suas diferentes características e os resultados encontrados. Estes estudos são utilizados como referência para a elaboração de um modelo econométrico de Mínimos Quadrados Ordinários que busca explicar quais as variáveis que mais influenciam no público e, dentre estas variáveis, qual o real peso do preço do ingresso. Ao final é realizada uma avaliação dos resultados obtidos, comparando com os estudos apresentados e com as questões levantadas no início do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian football has improved its average audience in recent years. However, it still falls far short of the results of Europe's major leagues. Some questions raised by the press and fans question the price of tickets for the Brazilian Football Championship, signaling that, compared to prices in Europe, they are very high. The present study presents a theoretical review as to the price of admission and the public in the stadiums. The theoretical review goes through the analysis of studies of sporting events. Theories regarding team structures (offer), reasons that take fans to the stadium (demand) and analysis of the price elasticity of the ticket. Then, three studies previously made on the demand for tickets in the Brazilian Championship, their different characteristics and the results are presented. These studies are used as a reference for the elaboration of an econometric model of Ordinary Least Squares that seeks to explain which variables have the greatest influence on the public and, among these variables, what the real weight of the ticket price is. At the end, an evaluation of the results obtained is carried out, comparing with the studies presented and with the questions raised at the beginning of the work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTicket priceen
dc.subjectCampeonatos esportivospt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectBrazilian Championshipen
dc.subjectSocceren
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectDemand for ticketsen
dc.titleA relação entre preço do ingresso e público no campeonato brasileiro de 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120392pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples