Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNeves, Clarissa Eckert Baetapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Ligia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:11:48Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1517-4522pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216215pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o tema da internacionalização das universidades passou a fazer parte, no Brasil, da agenda das lideranças acadêmicas, das principais agências de fomento e de entidades representativas das IES públicas e privadas. Este artigo visa a analisar a experiência das IES e das agências de fomento no Brasil com relação ao fenômeno da internacionalização. Partindo do processo iniciado com a tradicional cooperação acadêmica internacional, busca-se observar avanços das universidades brasileiras no sentido da definição de estratégias e objetivos institucionais mais abrangentes e complexos no tocante à internacionalização. Faz-se um esboço de conceituação do processo de internacionalização e um histórico resumido dos principais traços do nosso sistema de ensino superior e da pós-graduação, analisando a cooperação e as influências internacionais no Brasil. A seguir, trata-se, das políticas de internacionalização realizadas pelas agências do governo central e do envolvimento das IES com ações institucionais de internacionalização. Constatase o caráter ainda incipiente da internacionalização do sistema de ensino superior brasileiro e a baixa proatividade das IES no desenvolvimento de políticas internas para recepção e aproveitamento das oportunidades oferecidas no processo.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, in Brazil, the theme of the internationalization of universities has become part of the agenda of academic leaders, main funding agencies and representative entities of public and private HEIs. This article aims to analyze the experience of HEIs and funding agencies in Brazil regarding the issue of internationalization. Starting from the process of traditional international academic cooperation, we seek to observe advances of Brazilian universities towards the definition of broader and more complex institutional strategies and objectives regarding internationalization. Drawing on concepts of the internationalization process, we briefly depict the main features of the Brazilian higher education and postgraduate system, analyzing cooperation and international influences within it. Then, we discuss the internationalization policies implemented by central government agencies and the involvement of HEIs in institutional internationalization actions. It is observed that the internationalization of Brazilian higher education system is still incipient and that HEIs are scarcely proactive in the development of institutional policies to receive and in leveraging the opportunities offered in the process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociologias. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 54 (maio/ago. 2020), p. [144]-175pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternationalization of higher educationen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInternationalization policiesen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectAunding agenciesen
dc.subjectAcademic cooperationen
dc.titleInternacionalização da educação superior no Brasil : avanços, obstáculos e desafiospt_BR
dc.title.alternativeInternationalization of higher education in Brazil : advances, obstacles, and challengesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119017pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples