Papéis que guardam memórias de uma professora polivalente : miradas para as aulas de história (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978 - 1986)
dc.contributor.author | Almeida, Dóris Bittencourt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-05T04:27:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-9949 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/216141 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo investiga seis cadernos de planejamento de uma professora polivalente do Colégio de Aplicação (UFRGS), em que descreve suas aulas, entre 1978 e 1986. Entendem-se esses artefatos como testemunhos da cultura escolar, na perspectiva da singularidade das escritas ordinárias. Metodologicamente, analisaram-se as práticas desenvolvidas nas aulas de História, em suas dimensões, recorrências, relações com outros componentes curriculares e transformações ao longo dos anos. Cadernos como esses comumente são vistos como resíduos da escola, entretanto, conservam sua potência como documentos inscritos nos campos da História da Educação em suas interfaces com a História da Cultura Escrita. | pt_BR |
dc.description.abstract | The articleinvestigatessix notebooks ofplanning a general-purposeApplication high schoolteacher (UFRGS), in whichhedescribeshis classes, between 1978 and 1986. Meanstheseartifacts as testimoniesofschoolculture, in viewoftheuniquenessofthewritings. Methodologically, analyzedthepracticesdeveloped in history, in its dimensions, recurrences, relationswithother curricular componentsandtransformations over theyears. Notebooks like thesecommonly are seen as wasteofschool, however, retainyourpower as documentsentered in thefieldsofhistoryofeducation in its interfaces withthehistoryofWrittenCulture. | es |
dc.description.abstract | El artículo investiga seis cuadernos de planificación de unprofesor de escuela secundaria (UFRGS), de aplicación general enel que describe sus clases, entre 1978 y 1986. Significa que estosartefactos como testimonios de la cultura escolar, teniendoencuentalasingularidad de las escrituras. Metodológicamente, se analizaronlasprácticasdesarrolladasenlahistoria, en sus dimensiones, lasrepeticiones, las relaciones conotros componentes curriculares y transformaciones durante losaños. Cuadernos como estoscomúnmenteson vistos como basura de laescuela, sin embargo, conservar su poder como documentos ingresarenlos campos de lahistoria de laeducaciónen sus interfaces conlahistoria de la cultura escrita. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 27, n.3 (set./dez. 2019), p. 57-71 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School notebooks | en |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | All-round education | en |
dc.subject | Schoolofapplication | en |
dc.subject | Personal files | en |
dc.subject | Schoolculture | en |
dc.title | Papéis que guardam memórias de uma professora polivalente : miradas para as aulas de história (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978 - 1986) | pt_BR |
dc.title.alternative | Papeles que guardan memorias de un profesor multipropósito : vistas para clases de historia (Colégio de Aplicação/UFRGS-1978-1986) | es |
dc.title.alternative | Papers that keep memories of a multipurpose teacher : sights for history classes (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978- 1986) | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001112154 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39039)Humanities (6663)