Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:27:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216141pt_BR
dc.description.abstractO artigo investiga seis cadernos de planejamento de uma professora polivalente do Colégio de Aplicação (UFRGS), em que descreve suas aulas, entre 1978 e 1986. Entendem-se esses artefatos como testemunhos da cultura escolar, na perspectiva da singularidade das escritas ordinárias. Metodologicamente, analisaram-se as práticas desenvolvidas nas aulas de História, em suas dimensões, recorrências, relações com outros componentes curriculares e transformações ao longo dos anos. Cadernos como esses comumente são vistos como resíduos da escola, entretanto, conservam sua potência como documentos inscritos nos campos da História da Educação em suas interfaces com a História da Cultura Escrita.pt_BR
dc.description.abstractThe articleinvestigatessix notebooks ofplanning a general-purposeApplication high schoolteacher (UFRGS), in whichhedescribeshis classes, between 1978 and 1986. Meanstheseartifacts as testimoniesofschoolculture, in viewoftheuniquenessofthewritings. Methodologically, analyzedthepracticesdeveloped in history, in its dimensions, recurrences, relationswithother curricular componentsandtransformations over theyears. Notebooks like thesecommonly are seen as wasteofschool, however, retainyourpower as documentsentered in thefieldsofhistoryofeducation in its interfaces withthehistoryofWrittenCulture.es
dc.description.abstractEl artículo investiga seis cuadernos de planificación de unprofesor de escuela secundaria (UFRGS), de aplicación general enel que describe sus clases, entre 1978 y 1986. Significa que estosartefactos como testimonios de la cultura escolar, teniendoencuentalasingularidad de las escrituras. Metodológicamente, se analizaronlasprácticasdesarrolladasenlahistoria, en sus dimensiones, lasrepeticiones, las relaciones conotros componentes curriculares y transformaciones durante losaños. Cuadernos como estoscomúnmenteson vistos como basura de laescuela, sin embargo, conservar su poder como documentos ingresarenlos campos de lahistoria de laeducaciónen sus interfaces conlahistoria de la cultura escrita.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 27, n.3 (set./dez. 2019), p. 57-71pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool notebooksen
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectAll-round educationen
dc.subjectSchoolofapplicationen
dc.subjectPersonal filesen
dc.subjectSchoolcultureen
dc.titlePapéis que guardam memórias de uma professora polivalente : miradas para as aulas de história (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978 - 1986)pt_BR
dc.title.alternativePapeles que guardan memorias de un profesor multipropósito : vistas para clases de historia (Colégio de Aplicação/UFRGS-1978-1986)es
dc.title.alternativePapers that keep memories of a multipurpose teacher : sights for history classes (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978- 1986)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112154pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record