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dc.contributor.authorMachado, Jéssica Costapt_BR
dc.contributor.authorZappe, Jana Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:26:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1677-2970pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216119pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo buscou conhecer a percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre aspectos pessoais e variáveis escolares. Participaram 69 jovens do sexo masculino que cumpriam medida socioeducativa, com idades entre 12 a 20 anos, que responderam ao Questionário da Juventude Brasileira. 93,2% dos participantes já foram reprovados e 58,9% foram expulsos da escola. No entanto, apresentaram médias elevadas na relação com esta instituição (M= 3,06; DP=1,06), em sua Autoestima (M=3,90; DP=0,83) e Autoeficácia (M= 3,23; DP=0,67). Apesar dos altos níveis de reprovação e expulsão, aspectos pessoais e relação com a escola foram satisfatórios. O investimento em políticas públicas para superação da precariedade dos contextos em que vivem poderá beneficiá-los em função da capacidade de resiliência identificada.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to know the perception of adolescents in conflict with the law on personal aspects and school variables. Participants were 69 male adolescents who underwent socio-educational measures, aged between 12 and 20 years, who answered the Brazilian Youth Questionnaire. 93.2% of the adolescents had already failed school and 58.9% had been banned from school. However, they showed high means concerning their relationship with school (M=3,06; SD=1,06), self-esteem (M=3,90; SD=0,83) and self- efficacy (M=3,23; SD=0,67). Despite the high levels of school failure and expulsion, personal aspects related to school were satisfactory. Investments in public policies to overcome the precarious contexts in which they live may benefit them due to the resilience capacity identified.en
dc.description.abstractEste estudio buscó conocer la percepción de adolescentes en conflicto con la ley sobre aspectos personales y variables escolares. Participaron 69 jóvenes del sexo masculino que cumplían medida socioeducativa, con edades entre 12 a 20 años, que respondieron al Cuestionario de la Juventud Brasileña. El 93,2% de los participantes ya fueron reprobados y el 58,9% fueron expulsados. Sin embargo, presentaron medias elevadas en la relación con la escuela (M=3,06, DP=1,06), en Autoestima (M=3,90, DP=0,83) y Autoeficacia (M=3,23; DP=0,67). A pesar de los altos niveles de reprobación y expulsión, aspectos personales y relación con la escuela fueron satisfactorios. La inversión en políticas públicas para superar la precariedad de los contextos en que viven podrá beneficiarse en función de la capacidad de resiliencia identificada.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da SPAGESP. Ribeirão Preto. Vol. 21, n.1 (jan./jun. 2020), p. 6-20.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescente em conflito com a leipt_BR
dc.subjectAdolescents in conflict with the lawen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectSelf-esteemen
dc.subjectSelf-efficacyen
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectAdolescente en conflicto con la leyes
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectAutoestimaes
dc.subjectAutoeficaciaes
dc.titleRelações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.title.alternativeRelationships between self-esteem, self-efficacy and perceptions about school in adolescents in conflict with the law en
dc.title.alternativeRelaciones entre autoestima, autoeficacia y percepciones sobre la escuela en adolescentes en conflicto con la ley es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118941pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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