Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHinterholz, Marcos Luizpt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:26:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1519-5902pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216108pt_BR
dc.description.abstractO estudo investiga memórias sobre uma Casa de Estudante, localizada em Porto Alegre, concebendo-a como instituição educativa. Por meio da História Oral, produziram-se entrevistas com antigos moradores, que, em seus itinerários, buscaram formação universitária e vivenciaram a partilha de um espaço comum: a residência estudantil. Procurou-se alcançar dimensões simbólicas que permitissem interpretar significados conferidos a esta experiência de habitação coletiva, analisando especialmente três aspectos: a autogestão; o espaço social ocupado pela Casa; o lugar desta nas narrativas de si. Conclui-se que as Casas de Estudante são organismos vivos, produtoras e transmissoras de culturas, que inscrevem seus moradores num espaço social, ultrapassando assim os limites de uma experiência passageirapt_BR
dc.description.abstractThe study investigates memories of a Student House, located in Porto Alegre, understanding this place as an educational institution. By means of Oral History, interviews with former residents were produced; these interviewees, in their itineraries, aimed for university education and lived deeply the experience of sharing a common space: a student residence. This investigation sought to reach symbolic dimensions that would enable the interpretation of meanings atributed to this experience of shared living, specifically analyzing three aspects: self management; the social space related to the House; and the status of these self narratives. It concludes that Student Houses are living organisms, as well as producers anddisseminators of cultures, situating its residents in a social space, and thus going beyond the limits of a transitory experience.en
dc.description.abstractEl estudio investiga memorias sobre la Casa de Estudiante, localizada en Porto Alegre, concebida como una institución educativa.Por medio de la Historia Oral, se hicieron entrevistas conantiguos residentes, que en su trayectoria, buscaron formaciónuniversitaria y vivenciaron la división de un espacio común: la vivienda estudiantil. Se buscó alcanzardimensiones simbólicas que permitan interpretar significados conferidos a esta experiencia de habitacióncolectiva, analizando especialmente tres aspectos: la autogestión; el espacio social ocupado por la Casa; el lugar de la vivienda en las narrativas de sí mismo. Se concluyó que las Casas de Estudiantes son organismos vivos, productoras y transmisoras de culturas que ponen sus residentes en un espacio social, ultrapasando los límites de unaexperienciapasajera.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de história da educação. Campinas, SP. Vol. 19 (2019), p. 1-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudent residenceen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of educational institutionsen
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectOral historyen
dc.titleA moradia estudantil como espaço de formação : memórias sobre a Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (1963-1981)pt_BR
dc.title.alternativeStudent residences as educational spaces : memories of Aparício Cora de Almeida university student house (1963-1981)en
dc.title.alternativeLa vivienda estudantil como espacio de formación : memorias sobre la casa del estudiante universitario Aparício Cora de Almeida (1963-1981)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112173pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples