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dc.contributor.advisorMacêdo, Guilherme Ribeiro dept_BR
dc.contributor.authorBrandalise, Stefano Pietro Pasinatopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:16:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215237pt_BR
dc.description.abstractEste presente estudo busca relacionar a variação dos preços das ações preferenciais de três empresas de capital aberto do setor de Comércio Varejista da B3 (empresas Lojas Renner S.A., Magazine Luiza S.A. e Guararapes S.A.) com a variação dos indicadores econômico-financeiros através dos demonstrativos contábeis trimestrais das empresas entre o primeiro trimestre do ano de 2016 e o último trimestre de 2018. Os índices aludidos foram divididos em três categorias: o primeiro abrangendo os índices de liquidez, posteriormente os índices de rentabilidade e por fim os índices de endividamento. Métodos econométricos foram utilizados para a análise, fundamentalmente a regressão linear com o propósito de obter um percentual de relação entre a variação de cada indicador com a variação dos preços das ações de cada empresa. Assim sendo, não foi verificado uma grande relação para cada índice discernido com a variação dos preços das ações das empresas Lojas Renner S.A. e da Guararapes S.A. Diferencialmente, a empresa Magazine Luiza apresentou uma considerável relação de seus indicadores econômico-financeiros com seus preços das ações durante o período estudado. Visto essa dissemelhança entre os resultados das empresas, conclui-se que seria mais sensato em uma análise de investimento realizar um estudo que compreendesse um maior número de índices e a realização de um estudo em conjunto de todos eles.pt_BR
dc.description.abstractThe presente study quest connect the stock price variation of three publicity traded companies in the retail sector of the B3 (companies Lojas Renner S.A., Magazine Luiza S.A. and Guararapes S.A.) with the variation of economic and financial indicators through the quarterly financial statements of the companies between the first quarter of 2016 and the last quarter of 2018. The indexes above were separated into three groups: the first covering the liquidity ratios, after the rates of return and soon after the debt ratios. Therefore, it was used econometric methods for the analysis, especially the simple linear regression to find a relationship between the percentage changes of each indicator with the variation of the prices of each companies. Thust, there was no great relationship for each index discerned with the stock price variation of Lojas Renner S.A. and Guararapes S.A. Differently, the Magazine Luiza S.A. presented a considerable relationship between its economic and financial indicators and its stocks prices during the study period. Realizing this dissimilarity between the results of the companies, it is concluded that it would be wiser in na investment analysis to conduct a study that had a greater number of índices and a joint study of all of them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectAccounting statementsen
dc.subjectBalance sheet analysisen
dc.subjectRegressão linearpt_BR
dc.subjectDemonstrações contábeispt_BR
dc.subjectFinancial marketen
dc.subjectMercado de açõespt_BR
dc.subjectStocksen
dc.subjectLinear regressionen
dc.titleO comportamento dos indicadores econômico-financeiros de três empresas varejistas da B3 e suas influências na variação dos preços de suas açõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119617pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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