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dc.contributor.authorCulau, Erick Lopespt_BR
dc.contributor.authorRaggio Quintas, Juan Pablopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.date.accessioned2020-11-07T04:18:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1806-3985pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214739pt_BR
dc.description.abstractCom o passar dos anos e com o constante crescimento da população mundial, será cada vez mais importante o aprimoramento dos meios de transporte vertical. Portanto, faz-se necessário um estudo mais aprofundado, quantificando as vibrações em cabina para cada sistema de acionamento, determinando a partir destes dados qual o sistema que oferece maior conforto e aquele que é o mais desconfortável, buscando sempre entender os motivos que os levam a ser mais ou menos confortáveis para o usuário. Desta forma, são avaliadas as vibrações em elevadores com acionamento hidráulico e elétrico (tipo mais comum movido a cabos de tração, polia e motor), sendo que nos elevadores elétricos são analisados pelo menos três casos distintos: elevador de duas velocidades (AC2), elevador de duas velocidades com controle de tensão e corrente no motor de tração (ACVV) e elevador equipado com inversor de frequência para controle direto da amplitude das tensões e frequências, na aceleração e redução (ACVVVF). Os valores obtidos nas medições são comparados com os valores descritos na norma internacional ISO 2631-1 para vibrações de corpo inteiro, que determina os índices ideais de conforto em escala e também determina os valores e cálculos para análise com relação à saúde dos usuários.pt_BR
dc.description.abstractOver the years and with the constant growth of the world population, it will be increasingly necessary to improve the ways of vertical transportation. Therefore, a further study of lift comfort is required, quantifying the cab vibration for each drive system, determining from this data which system offers greater or lesser comfort to the user, always seeking to understand the reasons which lead them to be more or less comfortable. In this way, vibrations are analyzed in elevators with hydraulic and electric drives (most common type driven by traction cables, pulley and motor), and in electric elevators are analyzed at least three different cases: two-speed elevator (AC2), twospeed lift with voltage and current control in the traction motor (ACVV) and lift equipped with frequency inverter for direct control of the amplitude of the voltages and frequencies in the acceleration and reduction (ACVVVF). The values obtained in the measurements are compared with the values described in the international standard ISO 2631-1 for whole body vibrations, which determines the ideal indexes of comfort in scale and also determines the values and calculations for analysis regarding the health of the users.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista sul-americana de engenharia estrutural. Passo Fundo. Vol. 15, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 61-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLift comforten
dc.subjectElevadorespt_BR
dc.subjectVibração : Mediçãopt_BR
dc.subjectElectric liften
dc.subjectHydraulic liften
dc.subjectConforto humanopt_BR
dc.subjectFull body vibrationsen
dc.titleAnálise comparativa de vibrações e conforto em elevadores com diferentes sistemas de acionamentopt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of vibrations and confort in elevators with different processing systems en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001067724pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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