Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Camila Backes dospt_BR
dc.contributor.authorMoschen, Simone Zanonpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-05T04:07:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2183-7198pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214651pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é salientar a relação existente entre a narrativa do escritor polonês Bruno Schulz e a produção audiovisual Finding Pictures(2012), realizada a partir de sua vida e obra no que tangem às relações que se estabelecem entre infância, memória, ausência e apagamento. Para tanto, busca suporte na teoria de Walter Benjamin e também na teoria psicanalítica de Freud e Lacan. Bruno Schulz faz parte de um rol de escritores dentre eles Ítalo Svevo, Robert Walser, Joseph Roth, Sándor Márai, Robert Musil e Walter Benjamin, que nasceram no na Europa no final do século XIX e vivenciaram na juventude, ou já no final da vida, o horror da Primeira Guerra Mundial, tendo alguns deles ainda atravessado a Segunda Guerra Mundial. Quando os alemães cercaram Drohobycz em 1941, Schulz com medo de perder sua obra, empacotou-a a entregou para que amigos não-judeus a guardassem. De tudo, perdeu-se a maior parte. Em novembro de 1942 Bruno Schulz foi assassinado por um oficial da gestapo com um tiro nas costas. Antes de morrer, havia feito, por encomenda do oficial alemão que o protegeu por determinado tempo, desenhos na parede do quarto de seus filhos. O documentário Finding Pictures retrata a busca feita por estes desenhos por uma equipe de filmagem quarenta anos após a sua morte. Destacamos o momento em tempo real no qual os documentaristas encontram os desenhos abaixo de camadas de tinta. Neste trabalho, falamos do processo de busca, tanto na escrita quanto no documentário, que é uma espécie de jogo da memória contra o esquecimento, tal qual nos lembra Walter Benjamin, ao dizer que a busca, mesmo que em vão, é tão importante quanto o achado feliz.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to highlight the relationship between the narrative of Polish writer Bruno Schulz and the audiovisual production Finding Pictures (2012), made from his life and work in terms of the relationships established between childhood, memory, absence and erasure. To this end, it seeks support in the theory of Walter Benjamin and also in the psychoanalytic theory of Freud and Lacan. Bruno Schulz is part of a list of writers, among them Ítalo Svevo, Robert Walser, Joseph Roth, Sándor Márai, Robert Musil and Walter Benjamin, who were born in Europe at the end of the 19th century and experienced, in their youths or at the end of their lives, the horror of the First World War, with some of them even going through the Second World War. When the Germans surrounded Drohobycz in 1941, Schulz, afraid of losing his work, packed it up and handed it over to non-Jewish friends for safekeeping. Most of it was lost. In November 1942 Bruno Schulz was assassinated by a Gestapo officer with a shot in the back. Before he died, he had made drawings, on the order of the German officer who protected him for a certain time, on the wall of his children’s room. The documentary Finding Pictures portrays the search made for these drawings by a film crew forty years after his death. We highlight the moment in real time in which the filmmakers find drawings below layers of paint. In this work, we talk about the search process, both in writing and in the documentary, which is a kind of memory game against oblivion, as Walter Benjamin reminds us, when saying that the search, even in vain, is as important as the happy finding.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de comunicação e linguagens. Lisboa. No. 52 (2020), p. 86-104.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanalise e literaturapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectImageen
dc.subjectSchulz, Bruno, 1892-1942pt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.titleA imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamentopt_BR
dc.title.alternativeBruno Schulz’s image as resistance and existence : childhood, memory, absence and erasureen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118157pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples