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dc.contributor.authorSbicigo, Juliana Burgespt_BR
dc.contributor.authorJanczura, Gerson Americopt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2020-10-22T04:07:04Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1983-8220pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214327pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo investigar possíveis efeitos da atenção dividida no priming de repetição a partir de uma revisão seletiva da literatura. Foram selecionados estudos realizados com testes de priming perceptual e/ou conceitual, nos quais a divisão da atenção foi realizada na fase de codificação ou de recuperação. Em geral, as evidências indicaram que o priming, tanto o perceptual quanto o conceitual, foi afetado pela atenção dividida na codificação quando a tarefa secundária (ou distratora) foi mais demandante de atenção, exigindo resposta frequente e apresentada sincrônica ao estímulo alvo. Poucos estudos foram realizados na recuperação e eles indicaram imunidade do priming perceptual e conceitual à atenção dividida. Conclui-se que os processos de memória implícita podem exigir recursos atencionais na codificação. Implicações teóricas dos resultados são discutidas.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to investigate possible effects of divided attention on repetition priming from a selective review of the literature. Studies were included if they utilized perceptual and/or conceptual priming tasks, in which the division of attention was performed during encoding or retrieval. In general, the results suggested that perceptual and conceptual priming were affected by divided attention during encoding. This effect occurred when the secondary task (or distractor task) demanded higher levels of attention, requiring frequent task responses and it was presented simultaneously to the memory target stimulus. The few studies investigating retrieval showed that perceptual and conceptual priming are not sensitive to divided attention. Therefore, implicit memory processes may require attentional resources in the encoding. Theoretical implications of the results are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, MG. Vol. 13, n. 1 (jan./abr. 2020), e130102.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImplicit memoryen
dc.subjectMemória implícitapt_BR
dc.subjectAttentionen
dc.subjectAtenção divididapt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectPrimingen
dc.subjectDual tasken
dc.subjectEncodingen
dc.titleEfeitos da atenção dividida no priming de repetiçãopt_BR
dc.title.alternativeEffects of divided attention in repetition priming en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118018pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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