Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMiranda, Mônica Carolinapt_BR
dc.contributor.authorSinnes, Elaine Girãopt_BR
dc.contributor.authorZanini, Gislaine de Almeida Valverdept_BR
dc.contributor.authorBaumgartner, Brunapt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorFonseca, Rochele Pazpt_BR
dc.contributor.authorBueno, Orlando Francisco Amodeopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-22T04:06:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-8271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214323pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar o uso do NEUPSILIN-Inf num modelo de avaliação neuropsicológica breve em crianças atendidas em um serviço assistencial. As etapas seguidas no modelo de avaliação neuropsicológica breve são: sala de espera, grupo de crianças e avaliação neuropsicológica individual. A análise da aplicabilidade do NEUPSILIN-Inf na detecção de déficits cognitivos foi realizada comparando o desempenho de 171 crianças com possíveis transtornos do neurodesenvolvimento a 358 crianças da amostra de normatização, tendo a média marginal do escore ajustado pela idade. Em todas as tarefas do NEUPSILIN-Inf, o grupo clínico mostrou desempenho inferior. O conjunto de dados do modelo de avaliação pode gerar hipóteses diagnósticas, como deficiência intelectual, possíveis quadros de transtornos da aprendizagem ou específicos de linguagem. Frente à alta escassez de atendimento público para crianças com possíveis transtornos do neurodesenvolvimento, este pode ser um modelo economicamente eficiente para centros de saúde em diversas regiões do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the use of NEUPSILIN-Inf in a model of brief neuropsychological assessment for children attending a helthcare service. The steps followed in the brief neuropsychological assessment model are waiting room, children’s group, and individual assessment. The analysis of this model’s efficacy in detecting cognitive deficits through NEUPSILIN-Inf was conducted by comparing the performance of 171 children with possible developmental disorders to 358 children from the normative sample of NEUPSILIN-Inf. The clinical group showed lower performance in all NEUPSILIN-Inf’s tasks. The set of data derived from the evaluation model can underlie diagnostic hypotheses, such as intellectual disabilities, learning disorders or specific language impairment. Taking into account the restrictive public care for children with possible developmental disorders, this model can be considered a cost-effective possibility to be accomplished by health centers in different Brazilian regions.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo analizar el uso de NEUPSILIN-Inf como un modelo de evaluación neuropsicológica breve para niños, atendidos en un servicio de asistencia pública. Las etapas seguidas para evaluación neuropsicológica breve fueron: sala de espera, grupo de niños, evaluación neuropsicológica individual. El análisis de aplicabilidad NEUPSILIN-Inf para detectar déficits cognitivos, fue realizado comparando el rendimiento de 171 niños con posibles trastornos de neuro-desarrollo y 358 niños de la muestra de normalización, obteniendo la media marginal del resultado, ajustado por la edad. En todas las tareas del NEUPSILIN-Inf, el grupo clínico tuvo un rendimiento inferior. El conjunto de datos del modelo de evaluación puede generar hipótesis diagnósticas, como deficiencia intelectual, posibles trastornos de aprendizaje o específicos de lenguaje. Ante la escasez de atendimiento público para niños con posibles trastornos de neurodesarrollo, este modelo puede ser eficiente desde el punto de vista económico en centros de salud en varias regiones de Brasil.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 95-108.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectBrief assessmenten
dc.subjectTestes neuropsicológicospt_BR
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectServiços de saúde públicapt_BR
dc.subjectEvaluación brevees
dc.subjectNeuropsicologíaes
dc.subjectDesarrolloes
dc.subjectCogniciónes
dc.subjectSalud públicaes
dc.titleNeupsilin-Inf em um modelo de avaliação neuropsicológica breve para centros de saúdept_BR
dc.title.alternativeNeupsilin-Inf in a model of brief neuropsychological assesment for health centers en
dc.title.alternativeNeupsilin-Inf en un modelo de evaluación neuropsicológica breve para centros de salud es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118040pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples