Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.contributor.authorPantoja, Caio Arêaspt_BR
dc.date.accessioned2020-09-15T04:03:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213499pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetivou identificar oportunidades de negócio a partir da observação das relações dentro da cadeia produtiva alimentícia da castanha-do-pará no Brasil. O método utilizado para a descoberta de oportunidades foi adaptado do estudo de Gruber e Shikida (2011). Para a aplicação do método foram levantadas informações secundárias sobre a cadeia da castanha-do-pará e entrevistados membros de uma empresa posicionada em seu elo de transformação. Puderam-se prospectar oportunidades de longo e curto prazo, tanto locais como nacionais, latentes em cada elo da cadeia, como a integração com diferentes cadeias sinérgicas a da castanha-do-pará, a eliminação do atravessador e a possibilidade de verticalização de atividades. Concluiu-se que a cadeia brasileira da castanha-do-pará ainda tem muito a desenvolver coletivamente e que empresas que souberem aproveitar as oportunidades apresentadas poderão gozar, no futuro, de uma posição privilegiada no mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis article aimed to identify business opportunities through the observation of the relations within the brazil nut food chain in Brazil. The method utilized for the discovery of opportunities was adapted from the study of Gruber and Shikida (2011). For the application of the method, secondary informations about the brazil nut commodity chain were raised and members of a company positioned at the transformation link were interviewed. The study was able to prospect opportunities of long and short term, both locally and nationally, latent in each link of the chain, such as the integration with different synergistic chains, the elimination of the intermediary and the possibility of activities verticalization. It was concluded that the brazil nut commodity chain in Brazil has yet much to develop collectively and that enterprises that are able to seize the opportunities presented by it may, in the future, come to a privileged market position.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommodity chainen
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectExtractive chainen
dc.subjectCastanha do Brasilpt_BR
dc.subjectBrazil nuten
dc.subjectBusiness opportunitiesen
dc.subjectRain foresten
dc.titleOportunidades na cadeia produtiva alimentícia da castanha-do-pará no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117955pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples