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dc.contributor.advisorLeite, Maria Alzirapt_BR
dc.contributor.authorMello, Maíra Barberena dept_BR
dc.date.accessioned2020-09-12T04:05:25Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213447pt_BR
dc.description.abstractA leitura em inglês como língua estrangeira amplia o acesso à informação, à cultura e ao lazer. Dessa forma, o caráter de inserção que a leitura prédisponibiliza no ator social é uma justificativa para este estudo que investiga, descreve, e analisa os dados produzidos pelos participantes. Assim, esta tese tem por objetivo central analisar os recursos empregados pelos participantes do 8º ano do Projeto Pixel do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp UFRGS) na prática leitora, tendo em vista a formação de leitores em inglês nesse segmento de educação. O chamado Projeto Pixel é o segmento referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental (AF do EF/ 8º e 9º anos) do CAp UFRGS. O corpus do estudo fundamenta-se nos dados produzidos pelos doze participantes nesta pesquisa de campo, durante o segundo semestre de 2016. A leitura em língua inglesa perpassa a leitura em português como língua materna no âmbito dos processos de letramentos (ALDERSON, 2005; SOARES, 2017). O referencial teórico apresenta: a) as estratégias cognitivas de leitura (NUTTALL, 2005); b) os letramentos (ROJO, 2013); c) a mediação cultural e o andaimento na construção de sentidos na leitura na perspectiva vigotskiana (HALL, 2019). Nesse referencial o termo competência leitora baliza o entendimento do presente estudo (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico, 2019). Os procedimentos de pesquisa mapeiam os recursos empregados pelos participantes para construir sentido da prática leitora em língua inglesa no contexto institucional do Projeto Pixel do CAp UFRGS. Para isso utilizei os instrumentos a seguir: a) dois questionários mistos: um pré-testes e outro póstestes; b) saídas pré e pós-testes produzidos a partir da tabulação dos dados dos questionários; c) três testes de leitura com textos informativos elaborados pela autora desta tese como pesquisadora (T1, T2 e T3); d) dois protocolos verbais retrospectivos de leitura (PRESSLEY; AFFLERBACH, 2012). Esses protocolos verbais retrospectivos de leitura (PVRL 1 e PVRL 2) geram interações referentes aos recursos utilizados e identificados pelos participantes. Os PVRL 1 e 2 foram gravados, filmados e transcritos para a identificação desses recursos empregados na solução dos desafios leitores. Tais instrumentos corroboram a análise de dados em um estudo de campo quali-quantitativo, em uma análise qualitativa que é interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008). Os resultados devem subsidiar práticas de leitura em língua inglesa no oitavo ano do Projeto Pixel e em ações extensionistas na UFRGS, bem como propiciar desdobramentos deste estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe ability to read in English as a foreign language facilitates access to information, culture and leisure. In this fashion, the insertion aspect that reading predisposes in the social actor is a justification to develop this study, which investigates, describes and analyzes data. The main objective of this doctoral dissertation is to analyze the resources employed by eighth graders of Pixel Project at Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS) by reading in English; that is, the participants’ reading skills. The so-called Project Pixel is an educational segment composed by the eighth and ninth grades in Middle School at CAp UFRGS. The corpus of the field-based research is the data generated by twelve participants’ during the second semester of 2016. Reading in English (L2) has its connections to reading in the first language (L1) and literacies pedagogies (ALDERSON, 2005; SOARES, 2017). The theoretical framework presents: a) cognitive reading strategies (NUTTALL, 2005); b) literacies (ROJO, 2013); c) cultural mediation and scaffolding in meaning construction (HALL, 2019). The use of the term reading competence directs this study. Research procedures map the resources used by participants to develop reading competence (Organization for Economic Development Cooperation, 2019). The research instruments are: a) three reading comprehension tests developed by the author of this study as a researcher (T1, T2 and T3); b) two mixed questionnaires: one before T1 and another one after all the tests (T1, T2 and T3); c) pre and post-tests output generated by tabulated data from questionnaires; d) retrospective reading verbal protocols (RVRP 1-T1 and RVRP 2-T3) to generate interactions about their reading processes. Questionnaires data were tabulated and transformed into exits for pre-tests and post-tests, the verbal reading protocols were recorded, filmed and transcribed to identify the resources applied by participants to solve their challenges during reading their practices. These research instruments support a quali-quantitative study, but most of it on a qualitative basis in an interpretivist approach (BORTONI-RICARDO, 2008). Which actions contribute to an English (L2) reading competence? This study intends to contribute to the development of reading actions in the realm of L2 reading formation at UFRGS and also to provide support for further methodological development in this context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleLeitura em língua inglesa : um estudo no 8º ano do Projeto Pixelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001117826pt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário Ritter dos Reispt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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