Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorKlering, Luis Roquept_BR
dc.date.accessioned2010-04-27T04:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-3951pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21291pt_BR
dc.description.abstractA utilização de grupos focais (focus groups) como técnica de pesquisa representa uma alternativa interessante para o desenvolvimento de estudos qualitativos. Normalmente, os focus groups envolvem de seis a 10 pessoas que se reúnem para discutir tópicos específicos acerca de alguma temática, observando-se que a interação entre os membros do grupo também é tida como dado da pesquisa. Além disso, ao se considerar a influência das tecnologias de informação, em especial da Internet, a técnica pode ser aplicada virtualmente – através de on-line focus groups (OFGs) –, com auxílio de ferramentas como e-mail, chats e listas de discussão. Uma vez que, através de uma análise da produção acadêmica nacional em administração, constata-se que o emprego da técnica de focus group parece ser ainda incipiente - em especial, na modalidade on-line -, este artigo objetiva, a partir da revisão da literatura afim, caracterizar os OFGs e descrever sua forma de condução, bem como elencar as possíveis vantagens e desvantagens decorrentes de seu emprego, sugerindo sua utilização em pesquisas qualitativas em administração.pt
dc.description.abstractThe use of focal groups (focus groups) as a technique of research represents an interesting alternative to the development of qualitative studies. Normally, this technique involves the participation of 6 to 10 respondents which discuss specific topics about some subject, and the interaction that occurs between the members of the group is also considered an important data. Also, while it considers the influence of the technologies of information, specially the internet, the technique can still be applied virtually – through on-line focus groups (OFGs) –, through the use of tools like e-mail, chats and lists of discussion. Based on the analysis of Brazilian academic research in the business area, it was observed that the use of focus group is still incipient, especially in its on-line form. Thus, the present paper aims to characterize OFGs and how it can be conducted, as well as to describe the advantages and disadvantages that result from its apllication, and suggesting its use in qualitative research in administration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos EBAPE.BR. Vol.7, n.2, (jun. 2009), artigo 7pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectFocus groupsen
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTechnology of informationen
dc.subjectPesquisa acadêmicapt_BR
dc.titleOn-line focus group : uma possibilidade para a pesquisa qualitativa em administraçãopt_BR
dc.title.alternativeOnline focus group: a possibility for the qualitative research in administration en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000728278pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples