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dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorSmidt, Raquel da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:38Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212819pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio com intuito de compreender de que maneira atividades envolvendo matemática financeira podem favorecer, ou não, a formação de consumidores conscientes, na perspectiva de uma Educação Financeira. O estudo teve como referência as ideias de Paulo Freire na perspectiva de uma educação emancipatória e de Ole Skovsmose, no que diz respeito à Educação Matemática Crítica, no diálogo com as orientações curriculares que contemplam a presença de conteúdos de matemática financeira no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma prática de intervenção em escola. Os dados foram produzidos por meio de uma prática de ensino em uma escola da rede pública de Canoas no Rio Grande do Sul, e foram analisados por meio de Triangulação. Constatamos, por meio das atividades desenvolvidas durante a prática de ensino que estas afetaram os estudantes, pois os provocaram a exercitar a tomada de decisão e possibilitaram conexões com a realidade por meio da busca e comparação de preços reais de produtos. As atividades de simulação fizeram-nos refletir sobre seus gastos com delivery, com internet, com orçamento familiar, dentre outros gastos e investimentos. Neste sentido evidenciamos que a diversidade de atividades é um fator relevante. Intercalar atividade de cálculos, pesquisas com celular, conversas e sistematizações de ideias, mostrou-se algo positivo. Os estudantes foram provocados, por meio das atividades, a exercitar a tomada de decisão que possibilitaram conexões com a realidade mediante a busca e comparação de preços reais de produtos. Por fim, enfatiza-se que é preciso avançar em termos de estudos e discussões sobre Educação Financeira, pois somente a presença de conteúdos da matemática financeira no currículo do Ensino Médio não é suficiente para que se forme consumidores conscientes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a survey conducted with High Scholl students in order to understand how activities involving financial mathematics may or may not favor the formation of conscious consumers, from the perspective of financial education. The study was based on the ideas of Paulo Freire, from the perspective of an emancipatory education, and of Ole Skovsmose, with regard to Critical Mathematics, in the dialogue with the curricular orientations that contemplate the presence of financial mathematics contents in the school curriculum. This is a quantitative research with a school intervention practice. The data were produced through a teaching practice in a public school in Canoas, Rio Grande do Sul, and were analyzed through triangulation. It was found, through the activities developed during the teaching practice, that they affected the students, as they provoked them to exercise the decision making and made possible connections with reality through the search and comparison of real product prices. The simulation activities made the students reflect about their expenses with delivery, internet, family budget, among other expenses and investments. In this sense we show that the diversity of activities is a relevant factor. It was positive to intercalate activities of calculations, mobile research, conversations and systematization of ideas. The students were provoked, by the activities, to exercise decision making, which made it possible to form connections with reality through the search and comparison of real product prices. Finally, it is emphasized that it is necessary to advance in terms of studies and discussions about Financial Education, since only the presence of financial mathematics contents in the high school curriculum is not enough to form conscious consumers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleEducação financeira : uma experiência com o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116487pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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